Regras de Submissão


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio do resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

  • O autor responsável pela apresentação do resumo deverá estar inscrito no Congresso;
  • Será permitida a submissão de até dois (02) resumos por inscrição;
  • Não serão aceitos trabalhos de revisão;
  • Todos os trabalhos serão apresentados na forma de E-poster. O Comitê entrará em contato para informar quais trabalhos foram selecionados para apresentação oral após concluir a avaliação de todos os resumos submetidos.
  • Os autores devem manifestar durante a submissão se desejam ter seus trabalhos avaliados quanto ao potencial para submissão em uma edição especial da revista Food Research International;
  • Não há limite máximo de autores por resumo;
  • Os resumos poderão ser submetidos em inglês, espanhol ou português.
  • Devem ser citados dados quantitativos e resultados substanciais. Não serão aceitos os resumos que declaram que os resultados ainda serão obtidos. Os autores não devem dividir resultados de um estudo em diversos resumos com poucas informações. Os resultados não devem ter sido publicados anteriormente.

2. PRAZO PARA ENVIO

A data limite para o envio dos resumos é o dia 30 de junho de 2024 às 23h59. Após esta data o prazo para envio dos trabalhos será considerado encerrado.

3. REVISÃO

Os resumos serão enviados para o Comitê Científico para revisão e considerações. O Comitê reserva o direito de recusar ou decidir pelo formato de apresentação final. Cada submissão será avaliada preliminarmente usando os seguintes critérios:

  • Mérito científico;
  • Relevância;
  • Originalidade;
  • Aplicação prática.

Os melhores trabalhos concorrerão ao prêmio de melhor trabalho do XXIX CBCTA fornecido pela revista Food Research International.

4. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

  • Apresentar Título, Autoria (nomes/citações na ordem da autoria), Instituição de Ensino, Texto Científico e Órgão Financiador;
  • Limite de 350 palavras para texto científico;
  • O texto deve conter introdução, objetivo, metodologia, resultado, discussão e conclusão;
  • Tabelas e figuras não devem ser incluídas no resumo;
  • Não incluir referências, a não ser que seja necessário.

Clique aqui para baixar o template para envio de resumos.

5. PRAZOS IMPORTANTES

Informações Período
Recebimento de resumos 30/10/2023 a 30/06/2024
Divulgação dos trabalhos aceitos Até 31/08/2024
Recebimento da versão final 15/09/2024
 Recebimento dos e-pôsteres 30/09/2023
Prazo para pagamento da inscrição de um dos autores 30/09/2024

6. FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER

Descrevem-se abaixo orientações importantes para envio do trabalho no formato final de apresentação em e-pôster (apresentação através de plataforma digital) o qual deverá ser confeccionado somente após a avaliação e aprovação dos resumos.

Leia atentamente essas informações:

  • Os trabalhos serão apresentados de forma eletrônica através de totens disponibilizados na Área de Exposição e ficarão disponíveis para apreciação durante os dias do evento.
  • Nos períodos estabelecidos no Quadro de Apresentação de E-pôster (a ser divulgado) os autores deverão permanecer ao lado da estação mencionada durante 30 minutos.
  • Devido a apresentação de mais trabalhos no mesmo totem, recomenda-se que o autor apresentador faça uma breve apresentação de 5 minutos para o público presente.

As regras de formatação e seu modelo serão disponibilizados em breve.

7. FORMATAÇÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL

  • As apresentações orais serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado;
  • Cada apresentação terá no máximo 10 minutos.

As regras de formatação e seu modelo serão disponibilizados em breve.

Observação:

  • Atente-se à forma de apresentação definida para o seu trabalho.
  • A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do autor ou coautor. A organização do congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido.

8. TÓPICOS

  • Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos;
  • Processos e tecnologias emergentes;
  • Ciências Sensoriais e Perfil do Consumidor;
  • Alimentos funcionais e nutrição;
  • Toxicologia e microbiologia de alimentos;
  • Química, bioquímica e físico-química de alimentos;
  • Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos;
  • Validação de métodos para análise de alimentos;
  • Alimentos não convencionais: fontes alternativas;
  • Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos.

9. CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso em até uma semana após o término do evento. Será fornecido apenas um (1) certificado por trabalho, em nome do autor, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

Clique aqui para submeter o resumo