Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE UM ALIMENTO COMPLEMENTAR PARA AS RAÇÕES OPERACIONAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO: USO DA COCRIAÇÃO NO CONTEXTO MILITAR

Introdução

A metodologia de cocriação no segmento de alimentos envolve a colaboração ativa entre empresas, consumidores e outros stakeholders para desenvolver novos produtos ou melhorar os existentes. Essa abordagem participativa permite que os consumidores desempenhem um papel significativo no processo de inovação, contribuindo com suas ideias, preferências e feedbacks. Neste contexto, o presente estudo investigou a aplicação da cocriação no desenvolvimento de um produto alimentar complementar às rações operacionais distribuídas pelo Exército Brasileiro, visando otimizar a performance militar.

Material e Métodos

Para isso, utilizou-se uma abordagem interativa por meio de questionário eletrônico com 360 militares do Exército Brasileiro, coletando informações sobre apresentações e atributos sensoriais e nutricionais desejáveis a serem priorizados na formulação do novo produto. Para a ordenação das características a serem incorporadas no modelo protótipo (apresentação / textura / sabor / enriquecimento / fonte de proteína), utilizou-se o teste de Friedman, devido à natureza não paramétrica dos dados. Além disso, para uma análise comparativa mais robusta dos parâmetros em estudo, foi empregado o teste estatístico post hoc de Nemenyi (p<0.05).

Resultados e Discussão

Os resultados indicaram uma alta preferência por barras enriquecidas com proteínas à base de whey protein, sabor chocolate e com textura macia. A escolha pela apresentação em barra e textura macia deve-se à facilidade de uso, com rápida e prática ingestão, proporcionando prazer no consumo do alimento. O perfil de enriquecimento proteico reflete uma demanda pela recuperação e preservação física e cognitiva dos militares, e o uso do whey protein consolida os benefícios de uma fonte saudável e segura de proteínas. Adicionalmente, a técnica permitiu a identificação de outros produtos que podem ser desenvolvidos futuramente no campo da alimentação militar.

Conclusão

Conclui-se que a cocriação foi útil na exploração de um campo inédito na alimentação militar, permitindo, de modo colaborativo, mapear e direcionar os perfis de novos produtos a serem desenvolvidos em ambientes operacionais adversos. Este estudo destaca a importância da participação dos consumidores no processo de desenvolvimento de produtos, contribuindo para soluções alimentares mais eficazes e alinhadas às necessidades específicas dos militares.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Vitor Luiz Farias de ABREU, Elson Rogério Tavares Filho, Mônica Marques Pagani, Sabrina Sauthier Monteiro, Erick Almeida Esmerino