Dados do Trabalho


Título

LEVANTAMENTO E ACEITAÇÃO DE ATRIBUTOS SENSORAIS DOS FRUTOS DE Physalis peruviana L.

Introdução

O fruto de Physalis peruviana L. tem demonstrado crescente interesse comercial no país. Novos estudos são necessários para compreender a aceitação desse fruto e interesse de compra do consumidor.

Material e Métodos

Através da aplicação de testes sensoriais, foi realizado o levantamento de atributos utilizando o método de Rede com 21 avaliadores com objetivo de traçar o perfil sensorial do fruto. Em seguida, foi realizada uma avaliação com questões sobre o que mais gostou e menos gostou do fruto quanto à aparência, aroma, sabor e textura com 61 avaliadores. O estudo foi submetido e aprovado no comitê de ética (CAAE no 65327322.7.0000.5504). Três frutos foram servidos para o levantamento dos atributos e descrição do que mais gostou e menos gostou.

Resultados e Discussão

Os atributos mais citados no levantamento para aparência foram: tamanho (17 vezes citado), cor amarela (14); aroma: doce (15), frutado (11), cítrico (6); sabor: ácido/azedo (11), frutado (9), doce (8), cítrico (6); textura: lisa (9), macia (7), cremosa (6), sementes/crocância (6), úmida (3), amarra boca/adstringente (3), oleosa (3), firme (3). Quanto aos atributos que os avaliadores mais gostaram (descritos de acordo com número de vezes que foram citados): sabor (35), aparência (24); textura (16), cor (7) e aroma (2). Quanto aos atributos que menos gostaram foram: sabor (13), sabor residual (5); textura (9), aparência (5).

Conclusão

Foi possível concluir que a aparência e sabor diferenciados do fruto é um atrativo para os prováveis consumidores.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

UFSCar - São Paulo - Brasil

Autores

Bianca Sabina Olmedo Monteiro Ferreira, Victor Augusto Forti, Marta Regina Verruma-Bernardi, Christiane de Fátima Martins França