Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DE RESÍDUOS DE CIPROFLOXACINA VETERINÁRIO EM LEITE LIOFILIZADO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO (NIR)
Introdução
A administração de antibióticos em rebanhos leiteiros, como medida preventiva ou terapêutica contra mastites, pode comprometer a qualidade do produto. A presença de resíduos antimicrobianos, como a Ciprofloxacina, no leite, não só afeta suas características físico-químicas, mas também representa um risco à saúde. O objetivo deste estudo foi identificar a presença de resíduos de antibióticos no leite utilizando espectroscopia no infravermelho próximo, em combinação com técnicas de quimiometria.
Material e Métodos
O delineamento consistiu na coleta de leite de quatro vacas Jersey (n=4) saudáveis. Inicialmente, 50 ml de leite serviram como controle negativo. Seguiu-se a administração de 100 mg de Ciprofloxacina por três dias, com coletas de amostras a cada 12 horas durante 156 horas. O momento zero corresponde ao controle negativo, representando leite puro. O primeiro ponto marca a administração do antibiótico e início do intervalo de carência de 60 horas. O segundo ponto ocorre após este intervalo. As amostras foram liofilizadas e submetidas à espectroscopia NIR, utilizando o espectrômetro Unity Scientific 2500xl Spectarstar para análise.
Resultados e Discussão
A análise espectroscópica realizada com o software OriginPro 8.5 revelou diferenças significativas entre os espectros de leite liofilizado puro e adulterado, com a identificação de 19 picos de absorção distintos. Essas diferenças nos espectros indicam variações composicionais, particularmente nas regiões de 1341, 1493 e 1657 nm, que apresentaram semelhanças com o espectro de referência da Ciprofloxacina, sugerindo a presença deste antibiótico nas amostras. Inicialmente, a análise de componentes principais (ACP) foi aplicada a três grupos de amostras (leite puro, antibioticoterapia, pós período de carência), resultando em uma explicação de 97,94% da variância pelos dois primeiros componentes principais. A falta de separação clara das amostras levou à realização de um estudo subsequente com dois grupos: leite puro e leite pós período de carência. Esta análise refinada resultou em uma explicação de 99,00% da variância, com uma distinção mais evidente entre as amostras. No entanto esta análise também não foi eficiente para a separação dos grupos, muito embora tenha melhorado a identificação das amostras.
Conclusão
A ineficiência da ACP é evidente, mas análises multivariadas adicionais podem levar a métodos mais eficazes para detectar Ciprofloxacina em leite em pó.
Área
Validação de métodos para análise de alimentos
Autores
Carolina Sousa Oliveira, Cleidiane Pereira da Silva dos SANTOS , Kristy Ellen Oliveira SANTOS, Marcelo Bonnet ALVARENGA, Rosângela Silveira BARBOSA, Izabelle Christinne Pereira de BRITO, Josane Cardim de JESUS, Leandro Soares SANTOS, Sergio Augusto de Albuquerque FERNANDES