Dados do Trabalho


Título

AVANÇOS NA UTILIZAÇÃO DE HIDROGÉIS DE ALGINATO NA ENGENHARIA DE TECIDOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE CULTIVADA

Introdução

A pesquisa sobre hidrogéis tem avançado significativamente no campo da engenharia de tecidos, especialmente na produção e cultivo celular, devido à sua capacidade de imitar as propriedades dos tecidos biológicos.

Material e Métodos

Com o intuito de explorar as potenciais combinações e aplicações de hidrogéis de alginato na carne cultivada, foi realizada uma busca sistemática utilizando os descritores (“hydrogel*”) AND (“alginate”) AND (“scaffold*”) AND (“Animal Cell*”) AND ("cultured meat" OR "cultivated meat" OR "cell-based meat" OR "lab-grown meat") e operadores boleanos AND ou OR em seis bases de dados: Scopus, Science Direct, Web of Science, Google Acadêmico, Periódicos CAPES e PubMed, resultando em 385, 435, 12, 1230, 106 e 5 artigos, respectivamente. Após a exclusão de estudos fora do escopo (1349), duplicados (9), revisões (770) e capítulos de livro (13), 32 estudos foram selecionados para análise. Os artigos escolhidos cobrem pesquisas realizadas entre 2017 e 2024, abordando diferentes combinações e aplicações dos hidrogéis de alginato no cultivo celular.

Resultados e Discussão

Foram identificadas 17 combinações distintas, com destaque para alginato combinado com biopolímeros (n=7), proteínas de origem animal (n=4), proteínas vegetais (n=3), além de combinações mistas (n=3). A combinação de alginato com gelatina foi a mais comum (14 estudos), sendo amplamente testada e utilizada na maioria dos estudos em proporções de 1:1 (m/m) para meios de cultivo e um blend otimizado de 7%Alg-8%Gel para utilização em bioimpressão 3D. Em relação às aplicações dos hidrogéis de alginato, cinco usos distintos foram identificados: produção de biotintas (n=10), scaffolds (n=9), meios de cultura (n=7), biofilmes (n=2) e revestimento para proteínas vegetais (n=4).

Conclusão

Com isso é notável que o uso de hidrogéis de alginato, especialmente em combinação com outros biopolímeros e proteínas, revela um potencial promissor para o desenvolvimento de tecnologias de carne cultivada. As diversas aplicações identificadas, desde a produção de scaffolds até o uso em biotintas e meios de cultura, reforçam a versatilidade do alginato como um material essencial na engenharia de tecidos. A pesquisa futura pode se beneficiar de explorar ainda mais novas combinações, com foco na otimização das propriedades físicas e biológicas dos hidrogéis, para avançar na produção de carne cultivada em escala comercial.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Autores

Luan Amaral Alexandre, Alice Cristina da Silva, Francisco Lucas Amorim Nascimento, Silvani Verruck