Dados do Trabalho
Título
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E QUANTIFICAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM BIOMASSA DE CACAU
Introdução
A cadeia produtiva do cacau (Theobroma cacao) destaca-se pela grande quantidade de subprodutos gerados, dentre eles a biomassa (pó de cacau), que é gerada após prensagem de amêndoas de cacau moídas e torradas, sendo considerado um subproduto de alto valor comercial para indústria cacaueira. Este estudo teve como objetivo principal realizar a caracterização físico-química da biomassa de cacau e quantificar sua atividade antioxidante, buscando avaliar seu potencial de reaproveitamento.
Material e Métodos
A amostra única de biomassa foi cedida pela empresa Amazon Oil, localizada no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém do Pará. A amostra foi peneirada utilizando uma peneira de 80 mesh. Posteriormente foram realizadas análises físico-químicas na biomassa para determinar os níveis de umidade, cinzas, lipídeos, proteínas e fibras, seguindo a metodologia estabelecida pela AOAC 2005, e os carboidratos foram calculados por diferença de acordo com a resolução RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003 (BRASIL, 2003). A atividade antioxidante foi quantificada pelos métodos ORAC (Oxygen radical absorbance capacity), Polifenóis Totais (Folin Ciocalteu) e DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazil).
Resultados e Discussão
Os resultados obtidos das análises físico-químicas foram em (g/100g) respectivamente com umidade 7,98±0,12, cinzas 5,13±0,05, lípidos 30,34±0,19, proteínas 29,19±0,57, fibras 8,33±0,49 e carboidratos 19,03. O resultado da avaliação pelo método ORAC foi de 735,5934±15,05 (μmol Eq. Trolox/100g), avaliação de Polifenóis Totais 4564,26±0,19 (mg Eq. ácido Gálico/100g) e DPPH 1603,68±10,622 (μmol Eq. Trolox/L) respectivamente. Com base nos resultados obtidos, este estudo destaca que a biomassa do cacau apresenta características nutricionais e funcionais promissoras, o que sugerem seu potencial para ser utilizada como ingrediente em diversas formulações alimentícias.
Conclusão
Dessa forma, o reaproveitamento da biomassa de cacau não apenas contribui para a redução do impacto ambiental, mas também promove a economia circular dentro da cadeia produtiva do cacau, especialmente para a Amazônia, uma região de grande importância ecológica e econômica.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil
Autores
Matheus Vinicios Sousa Muniz, Jamilly Teixeira Leite, Luciana Pereira Damasceno , Brunna Fernanda Zahlouth Ferreira, Beatriz Morais Valente, Patrícia Oliveira Santos, Jesus Nazareno Silva Sousa