Dados do Trabalho
Título
ESPECTROSCOPIA DO INFRAVERMELHO NA QUALIDADE INTERNA DE TOMATES INTACTOS DO TIPO SALADA
Introdução
Uma das hortaliças mais produzidas e consumidas é o tomate, utilizado tanto para o consumo in natura quanto como matéria-prima para a indústria. Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade das hortaliças; no caso dos tomates, essa qualidade pode ser avaliada pela cor e pelo teor de sólidos solúveis (SS). Uma forma não destrutiva e rápida de determinar o teor de SS é a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), uma metodologia aplicável a diversos produtos agrícolas. Quando os espectros NIR são combinados com técnicas quimiométricas, é possível predizer diversos parâmetros de qualidade, entre eles o teor de SS em tomates.
Material e Métodos
Este estudo propôs o uso da espectroscopia NIR associada à quimiometria para a predição do teor de SS em tomates 'Coronel' intactos. Os modelos quimiométricos foram desenvolvidos utilizando tomates em dois estádios de maturação (verde claro e vermelho) com n de 60, colhidos no estado de Goiás. Os frutos foram coletados, o espectro NIR foi medido, e no local de coleta foram feitas as análises de referência (SS). Os espectros (396-1131 nm) foram coletados usando um espectrofotômetro NIR portátil (F-750), e os teores de SS foram determinados utilizando um refratômetro digital portátil.
Resultados e Discussão
Os dados foram analisados utilizando o pré-processamento da primeira derivada Savitzky-Golay, aliado ao modelo de regressão dos mínimos quadrados parciais (PLSR), que obteve os melhores resultados para o intervalo do comprimento de onda entre 396 e 780 nm, com um coeficiente de determinação (R²p) de 0,89 e um erro médio de previsão (RMSEP) de 0,20 ºBrix.
Conclusão
Portanto, o modelo PLSR desenvolvido para tomates 'Coronel' intactos apresenta potencial para uso comercial como técnica não destrutiva para avaliar o teor de SS.
Área
Validação de métodos para análise de alimentos
Instituições
Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil
Autores
Andressa candido de abreu