Dados do Trabalho


Título

INATIVAÇÃO DE Escherichia coli POR OZONIZAÇÃO: POTENCIAL PARA SANITIZAÇÃO EM AMBIENTES DE CULTIVO DE VEGETAIS

Introdução

O ozônio é um sanitizante com elevado potencial de oxidação e que pode entrar em contato com os alimentos. Esse gás é um potente agente microbicida e se destaca como uma alternativa ao tratamento com cloro. Sua aplicação em alimentos tem atraído a atenção dos pesquisadores e da indústria, devido à sua capacidade de eliminar eficazmente patógenos sem deixar resíduos tóxicos, promovendo a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos. No entanto, são raros os estudos sobre a eficácia antimicrobiana do ozônio em diferentes tempos de sanitização em situações reais, como por exemplo, em câmaras durante o cultivo de vegetais ou cogumelos. O objetivo desse estudo foi avaliar a inativação microbiana pelo ozônio em diferentes tempos de aplicação em câmara de cultivo de vegetais.

Material e Métodos

Este estudo utilizou a Escherichia coli ATCC 25922, tipicamente utilizada como referência para a Escherichia coli O157: H7 em estudos de sanitização de superfícies. A metodologia envolveu a reativação e o crescimento do microrganismo, sua inoculação em placas de Ágar Padrão de Contagem (PCA), exposição ao ozônio em câmara de cultivo a 20 oC e 80% de umidade relativa. A inativação foi avaliada com ozônio na concentração de 3,5 ± 1,5 ppm no ar da câmara por 15, 30, 45, 60 e 120 minutos. Após tratamento, as placas foram removidas da câmara de cultivo e incubadas em estufa bacteriológica a 35 ºC por 48 h.

Resultados e Discussão

Os resultados mostraram que após 30 min de ozonização, a concentração de microrganismos foi reduzida em mais de 90 %. E que após 60 minutos de exposição ao ozônio, houve uma redução da contagem microbiana em, aproximadamente, 3 ciclos logarítmicos. Os resultados revelam que a eficácia do ozônio é dependente do tempo de exposição. Em termos práticos, um declínio significativo na carga bacteriana indica a eficiência do ozônio como sanitizante e demonstra seu potencial para reduzir a contaminação microbiana a níveis seguros.

Conclusão

Conclui-se que a ozonização é uma abordagem promissora para a sanitização em ambientes de cultivo de vegetais ou cogumelos. Este estudo destaca a importância de considerar o tempo de exposição de ozônio para otimizar a inativação microbiana.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Instituições

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Paraná - Brasil

Autores

Laura Konzen Cruz, Bethania Brochier, Éverton Hansen, Janice da Silva, Suse Botelho da Silva