Dados do Trabalho


Título

FILMES INTELIGENTES DESENVOLVIDOS COM CORANTES NATURAIS

Introdução

Embalagens inteligentes indicam degradação e garantem a qualidade dos alimentos, permitindo que os consumidores verifiquem as condições pela mudança de cor. Objetivou-se desenvolver filmes sensíveis a variações de pH, usando pigmentos naturais de repolho roxo e urucum.

Material e Métodos

Os filmes foram elaborados por casting utilizando amido de milho, glicerol, extrato de repolho roxo, de urucum e a mistura dos dois. A coloração (L* a* b*) e a variação da cor (ΔE) em relação à cor original, bem como a opacidade dos filmes foram avaliadas em diferentes pH.

Resultados e Discussão

Observou-se mudança de coloração nos filmes de repolho roxo e repolho com urucum após 10 segundos de contato com soluções de diferentes pH (2-10), devido às alterações na estrutura dos pigmentos no repolho roxo (antocianinas). O parâmetro a* indicou coloração próxima ao vermelho em pH 2 e ao verde em pH 10. Os filmes de repolho roxo em pH (8-9) apresentam coloração azul (b* positivo). Já os filmes com extrato de urucum mostram coloração amarela (b* negativo) e não apresentaram mudanças de cor quando expostos a soluções de diferentes pHs, sendo que os principais pigmentos são os carotenoides. O ΔE da cor original pH1 aumentou conforme o aumento do pH. O ΔE máximo do filme contendo repolho roxo para os ácidos pH2 a pH6 foi 7,11, para o neutro pH7 foi 14,40, e para os alcalinos pH8 a pH10 foi 27,75. A variação do ΔE para o filme de repolho roxo e urucum foi para os pH ácidos (27,03), para o neutro (24,72) e os alcalinos (40,38). Os filmes com extrato de urucum tiveram ΔE variando da cor original para os pH ácidos (34,89), neutro (32,19) e alcalinos (32,99). A pequena diferença de ΔE entre os pHs indica que não houve variação na cor dos filmes, enquanto a grande variação do ΔE, especialmente no filme de repolho roxo, indica boa resposta do corante frente à variação de pH.

Conclusão

Conclui-se que os filmes, exceto o de extrato de urucum, mostraram-se promissores para o desenvolvimento de embalagens inteligentes para potencial aplicação em alimentos, visto o baixo custo dos materiais e sua alta biodegradabilidade.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

Rafaela Suzana Martins, Taiane Refiski Do Amarante , Vania Zanella Pinto, Yasmine Miguel Serafini Micheletto