Dados do Trabalho


Título

FILMES POLIMÉRICOS À BASE DE AMIDO E SUBPRODUTOS DA INDÚSTRIA VINÍCOLA COM POTENCIAL PARA USO EM EMBALAGEM DE ALIMENTOS

Introdução

Polímeros biodegradáveis surgem como uma fonte alternativa para a substituição, total ou parcial, do plástico em algumas aplicações industriais. A sinergia entre as matrizes poliméricas biodegradáveis e a incorporação de subprodutos de origem vegetal, como resíduos de indústrias de bebidas, pode gerar novos materiais sustentáveis que são passíveis de aplicação como embalagens de alimentos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as características de biofilmes produzidos a partir do amido de mandioca adicionado de subprodutos da indústria vinícola, a fim de verificar seu potencial de aplicação como material para embalagem de alimentos.

Material e Métodos

Os filmes foram produzidos a partir da técnica de casting, utilizando amido de mandioca como matriz, acrescidos de 20% de glicerol (m/m, em relação a quantidade de amido), e com a adição de diferentes concentrações da farinha do subproduto da indústria do vinho branco – FSVB - (0,0; 0,5; 1,0 e 2,0% (m/m) em relação a quantidade de amido). Os biofilmes foram caracterizados quanto as suas propriedades estruturais, colorimétricas, mecânicas e de permeabilidade ao vapor de água.

Resultados e Discussão

As análises de microscopia óptica de transmissão mostraram que os biofilmes apresentaram superfície predominantemente lisa e uniforme entre as partículas da FSVB e a matriz, sem rachaduras ou defeitos. Essas observações eram esperadas, pois as formas cianídricas dos grânulos da FSVB, possibilitaram a melhor agregação na matriz polimérica. A incorporação da FSVB alterou o perfil de cor dos filmes, conferindo-lhes tons vermelho-amarelados e escurecidos à medida que a concentração aumentava. Os resultados dos ensaios mecânicos de tensão e deformação variaram de 8,96 a 13,79 Mpa e 1,83 a 4,55%, respectivamente, demonstrando maior tensão e deformação quanto maior a concentração da FSBV empregada. Os resultados de permeabilidade ao vapor de água demonstraram boa capacidade dos filmes para uso em cobertura alimentar.

Conclusão

Dessa forma, conclui-se que, os biofilmes desenvolvidos com a adição da FSVB apresentaram incrementos significativos nos valores das propriedades mecânicas, de transporte e de barreira, tornando-os susceptíveis para uso em embalagens de alimentos.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade do Estado de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Fabiane Mores, Rafael Schaucher Krass ZACARÃO, Luana BETTANIN, Marcia Bär SCHUSTER, Marlene BAMPI, Andréia Zilio DINON