Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIDO DE TECNOLOGIAS DE EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS EM PESCADO

Introdução

Diversos estudos têm demonstrado que a ingestão regular de pescado pode exercer efeito favorável sobre os níveis de triglicerídeos, pressão arterial, mecanismo de coagulação e ritmo cardíaco; na prevenção do câncer; redução das doenças vasculares, redução dos riscos de depressão, ansiedade, doenças inflamatórias; maior integridade das membranas celulares e tecidos nervosos, principalmente pelo seu teor de ômega 3. Ao mesmo tempo a série ômega é mais instável e sujeito a alterações como rancificação oxidativa podendo perder o seu potencial. Desta forma, metodologias de extração que conservem o perfil original dos lipídeos são importantes para não haver perdas no processamento. Técnicas extrativas auxiliares para a melhoria do rendimento tornam-se imprescindíveis para que se tenha uma concentração de ácidos compatíveis diferenciados. Entre as mais conhecidas está a técnica de ultrassom assistida e o uso de ultraturrax. O objetivo do presente estudo foi comparar técnicas de extração de lipídios em pescado, em estudos comparativos com três diferentes técnicas.

Material e Métodos

As técnicas utilizadas foram: a tradicional técnica de extração por soxhlet, e as técnicas combinadas de ultrassom assistido e ultraturrax em amostras de sardinha Opisthonema oglinum (matéria-seca).

Resultados e Discussão

Foram encontrados os seguintes resultados percentuais nas diferentes técnicas: por soxhlet foi 14,72%; enquanto nos métodos combinados, o resultado parcial dos lipídios totais do material estudado foi de 25,63% (primeira fase) e posteriormente, e na fase de winterização, de 11,42%, que é usada para ácidos graxos de cadeia mais curta, da série ômega.

Conclusão

Os estudos preliminares demonstram que o uso combinados de tais técnicas - ultrassom assistido e ultraturrax- otimizaram a extração da porção lipídica demonstrando potencial para o seu uso futuro na extração de ácidos graxos da série de ômega 3.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Centro Universitário Serra dos Órgãos - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Flávia Aline Andrade CALIXTO, Thiago Monteiro de AZEVEDO, Thaís Regina de Castro PEREIRA, Carlos Augusto de Freitas PEREGRINO, Erick Almeida ESMERINO, Sérgio Borges MANO, Mariana Ferreira OLIVEIRA, Eliane Teixeira MÁRSICO