Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E SENSORIAL DE EMPANADOS VEGETAIS ELABORADOS COM INSUMOS PROTEICOS DE AMÊNDOA DE CASTANHA DE CAJU

Introdução

Com o aumento da população global, a demanda por carne tem crescido, levando a severos impactos ambientais. Como alternativa, a produção de análogos de carne a partir de proteínas vegetais está ganhando destaque. A amêndoa de castanha de caju (ACC), rica em proteínas e lipídios, apresenta potencial como matéria-prima para o desenvolvimento de produtos plant based. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação de insumos proteicos de ACC obtidos por diferentes métodos no desenvolvimento de empanado vegetal.

Material e Métodos

Foram utilizados a torta de ACC desengordurada por extração aquosa (TA), a torta desengordurada por prensagem (TP) e o concentrado proteico obtido por precipitação isoelétrica a partir de extração aquosa (CPA). Foi determinada a composição centesimal e o comportamento de fluxo desses materiais em pó em equipamento Powder Flow Tester. Três formulações de empanados vegetais (EV-TA, EV-TP e EV-CPA) foram desenvolvidas para avaliar a aplicabilidade dos insumos proteicos de ACC, nas quais foram avaliadas a composição centesimal, perfil de aminoácidos e aceitação sensorial (aceitação global, aparência externa, aparência interna, sabor e textura) por escala hedônica verbal estruturada de nove pontos e intenção de compra.

Resultados e Discussão

TA, TP e CPA apresentaram 35,5%, 27,4% e 69,0% de proteínas, respectivamente, e 17,1%, 35,2% e 14,1% de lipídios, respectivamente. TA foi considerada um pó com comportamento “muito coesivo" e TP e CPA foram considerados pós “coesivos”. EV-TA, EV-TP e EV-CPA apresentaram 11,8%, 9,5% e 18,0% de proteínas, respectivamente. Embora EV-TA e EV-TP apresentassem menor teor de proteínas em comparação com EV-CPA, destacaram-se como produtos plant based com proteínas de qualidade, pois o teor de todos os aminoácidos essenciais atendeu a composição recomendada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. EV-CPA apresentou apenas a lisina como aminoácido essencial limitante, sendo necessários ajustes no processo ou na formulação para reduzir a perda desse aminoácido. As médias dos atributos sensoriais avaliados variaram entre “gostei” e “gostei muito” para as três formulações e a intenção de compra positiva foi superior a 70%.

Conclusão

Conclui-se que os insumos proteicos de ACC apresentaram boa aplicabilidade no desenvolvimento de empanado vegetal, indicando um grande potencial de mercado entre consumidores veganos e flexitarianos.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

José Diogo da Rocha Viana, Jéssica Silva do Carmo, Gilleno Ferreira de Oliveira, Levi Damasceno Carvalho, Arthur Claudio Rodrigues de Souza, Paulo Henrique Machado de Sousa, Ana Paula Dionísio, Sueli Rodrigues