Dados do Trabalho


Título

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE RESÍDUOS DE TAMBAQUI (COLOSSOMA MACROPOMUM) DE CATIVEIRO PROVENIENTES DO NORTE DA AMAZÔNIA

Introdução

A hidrólise proteica é uma tecnologia desenvolvida com a finalidade de agregar valor, funcionalidade e ampliar a utilização de matérias-primas pouco valorizadas. Através desse processo é possível modificar as propriedades químicas, físicas e biológicas das proteínas sem alterar seu teor em nutrientes. O objetivo desse estudo, foi desenvolver hidrolisados proteicos utilizando resíduos do processamento de tambaqui, peixe nativo da bacia Amazônica com expressiva produção em cativeiro na região norte do Brasil, e caracterizar quanto a sua composição centesimal.

Material e Métodos

Os resíduos (pele, coluna vertebral, escamas e nadadeiras) foram triturados em liquidificador industrial, e produzidos hidrolisados utilizando a enzima alcalase, sendo incubados em shaker a 50° C, 120 rpm por 180 min. Foram realizadas, em triplicatas, análises de umidade, através da secagem em estufa de ar circulante a 105 ºC até peso constante, a determinação da matéria mineral obtida por incineração em mufla a 550 ºC, o extrato etério foi obtido pela extração com éter dietílico em aparelho de Gold Fish e o teor de proteína foi determinado pelo método de Kjeldahl , empregando-se o fator 6,25 para a conversão de nitrogênio em proteína.

Resultados e Discussão

Foram observados teores de umidade de 73,19 %, proteínas de 34,38 %, lipídeos de 36,9 % e cinzas de 18,76 %. Os resultados mostraram alto teor de lipídios na carne quando comparados com pescados de outras espécies, como o pacu e tilápia do Nilo. Isso se deve, respectivamente, ao fato do tambaqui conter naturalmente mais gordura que outros peixes.

Conclusão

O hidrolisado apresenta ótimo percentual de proteína bruta que pode ser utilizado na forma de farinha para a alimentação animal ou para a extração de gelatina como vêm sendo realizado em alguns estudos com pescado, sendo uma alternativa potencialmente válida para aumentar o valor agregado aos produtos dentro da cadeia produtiva, evitar perdas econômicas e reduzir o impacto ambiental.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

Thaylanna Cavalcante Correia Fagundes, Kezia Morais da Silva Assunção