Dados do Trabalho


Título

ANÁLOGO A QUEIJO À BASE DE PROTEÍNA ALTERNATIVA DE AMÊNDOA DE CASTANHA DE CAJU COM POTENCIAL SIMBIÓTICO: ESTABILIDADE DURANTE ESTOCAGEM

Introdução

Análogos a queijo são produtos semelhantes aos queijos, podendo ser adicionados de componentes funcionais para conferir benefícios à saúde do consumidor, a exemplo de simbióticos. Esses são reconhecidos por serem uma associação de probióticos e prebióticos, que são microrganismos desejáveis, e fibra alimentar solúvel, respectivamente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade, na estocagem refrigerada, do análogo a queijo cremoso simbiótico a base de amêndoas de castanha de caju (ACC), adicionado do probiótico Bifidobacterium animalis BB-12® e do prebiótico Frutooligossacarídeos (FOS).

Material e Métodos

O análogo de queijo foi elaborado a partir da massa obtida de ACC triturada com água (1:1), fermentada com cultura láctea mista por 13 horas a 36 ± 1 °C) e acrescentados os demais ingredientes: óleo de coco, sal, goma xantana, prebiótico FOS e probiótico BB-12®. O produto foi estocado sob refrigeração (8 ± 2ºC) e caracterizado com análises físico-químicas (umidade, lipídeos, proteínas, cinzas, carboidratos, teor de FOS) e contagem de células viáveis de BB-12. As análises microbiológicas, de FOS e sensorial (escala hedônica variando de 1-desgostei muitíssimo a 9-gostei muitíssimo) foram efetuadas a cada 15 dias.

Resultados e Discussão

A composição média do análogo apresentou 57,4% de umidade, 19,8% de lipídios, 5,6% de proteínas, 1,6% de cinzas, e 15,6% de carboidratos. O teor de FOS por porção (30g) do produto foi 2,8g no primeiro dia, atendendo ao requisito da ANVISA de 2,5g fibras por porção, e 2,4g no 45º dia, notando-se uma degradação de 13,4% ao final da estocagem. O número de células viáveis de BB-12 foi 109 UFC/g e 108 UFC/g no primeiro e 45º dia, respectivamente. Mesmo apresentando redução de 1 log, o análogo apresentou-se em acordo aos valores estabelecidos pela ANVISA, entre 108 e 109 UFC/g. Apesar de haver uma tendência de diminuição na quantidade de células viáveis de BB-12®, não houve diferença significativa (p>0,05) entre os tempos. A aceitação global aos 45 dias de estocagem atingiu 7,9, próximo a “gostei muito”.

Conclusão

O produto apresenta potencial simbiótico e estabilidade de 45 dias sob refrigeração, atendendo aos requisitos da Legislação, sendo opção inovadora de alimento não lácteo funcional, capaz de atender aos requisitos de saudabilidade demandados pelos consumidores.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

Mara Lorena Pereira Aires, Fernanda Elaine Barros SOUZA, Barbara Alves CHAGAS, Ananda Sarah Nunes PACIFE, Maria Yasmim Araujo DA COSTA, Rosana GOLDBECK, Nédio Jair WURLITZER, Laura Maria BRUNO, Terezinha Feitosa MACHADO, Selene Daiha BENEVIDES