Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO E ESCALONAMENTO INDUSTRIAL DO CONCENTRADO DE PITAYA [Hylocereus polyrhizus (Weber) Britton & Rose]

Introdução

O concentrado de pitaya está cada dia mais ganhando visibilidade comercial, sendo relevante haver a otimização do seu atual processo industrial, visando garantias econômicas. O presente estudo tem como objetivo desenvolver pelo menos uma rota tecnológica, passível de escalonamento do ambiente piloto para o ambiente industrial com a redução da concentração final de açúcares e aumento da concentração final de betalaínas em concentrados de pitaya.

Material e Métodos

Inicialmente, foram investigados os efeitos da concentração de inóculo e da temperatura de fermentação (ºC) sobre o consumo de betalaínas (%), consumo de açúcares (%) e ganho/perda de viscosidade (%). Um método estatístico foi estudado: delineamento composto central rotacional para quatro vias fermentativas e/ou enzimáticas (A, apenas fermentação; B, tratamento enzimático-fermentação; C, fermentação-tratamento enzimático; D, tratamento enzimático e fermentação simultaneamente). A modelagem e estudo econômico dos melhores processos foram realizados utilizando o software SuperPro Designer V.11.0.

Resultados e Discussão

Verificou-se que para o consumo de betalaínas, consumo de açúcares e ganho/perda de viscosidade o R² de todos os delineamentos foram superiores a 0,85 bem como o Fregressão/resíduos foi ≥Ftabelado para todos as respostas estudadas, o Ffalta-de-ajuste/erro-puro foi ≤Ftabelado para as respostas de consumo de betalaínas e ganho/perda de viscosidade e tendeu ao infinito para a resposta de consumo de açúcares (erro puro→0). Mediante todas as superfícies de contorno geradas nos 4 delineamentos avaliados verificou-se temperatura e concentração de inóculo ideal como ponto ótimo para todas as respostas estudadas em todos os delineamentos. A validação estatística comprovou que duas amostras (A e C) obtiveram bom ajuste a realidade experimental, tendo seus resultados experimentais dentro do predito pelos modelos estatísticos. Em relação à modelagem de viabilidade econômica de uma planta de produção para o produto obtido pelas rotas C e D, o custo de capital estimado foi de 2,920,000 $, a margem bruta calculada foi de ≈40%, o retorno sobre o investimento de ≈39% e o tempo de retorno do investimento de ≈2,5 anos, para ambos os processos.

Conclusão

Mediante os estudos de otimização e parâmetros de desempenho e modelagem avaliados, pode-se considerar haver viabilidade técnica/econômica para a produção e escalonamento industrial de concentrados de pitaya por rotas fermentativas.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Autores

José Diogo da Rocha Viana, Moacir Jean Rodrigues, Ana Beatriz Lobo de Melo, Levi Damasceno Carvalho, Arthur Claudio Rodrigues de Souza, Raimundo Marcelino da Silva Neto, Ana Iraidy Santa Brígida, Guilherme Julião Zocolo, Ana Paula Dionísio