Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO SANITIZANTE SYNERGEX™ - ECOLAB - FRENTE À LEVEDURAS RELEVANTES EM PLANTAS PROCESSADORAS DE ALIMENTOS

Introdução

A limpeza e a sanitização de equipamentos são essenciais para evitar contaminação cruzada e processar alimentos em conformidade com as regulamentações. Essas ações são geralmente realizadas pelo método clean-in-place (CIP) onde soluções de limpeza e sanitização circulam nos tubos e equipamentos industriais, utilizando como coadjuvante temperatura e/ou pressão. Mesmo após aplicação do CIP, biofilmes e comunidade séssil de origem microbiana podem se desenvolver nas superfícies, tornarem-se tenazes e levar contaminação cruzada aos alimentos. Neste sentido, espécies de leveduras como Zygosaccharomyces bailii e Pichia guilliermondii são reconhecidas como formadoras de biofilmes com estruturas muito aderentes e difíceis de eliminar com os agentes antifúngicos. Além disso, essas linhagens são amplamente reconhecidas como resistentes a ação de sanitizantes, mesmo àqueles à base de ácido peracético, sendo as mesmas capazes de metabolizá-lo a compostos sem ação biocida e/ou biostática. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do sanitizante comercial Synergex™ (Ecolab) frente ao mix de células vegetativas e esporos das leveduras Pichia guilliermondii, Zygosaccharomyces rouxii e Zygosaccharomyces bailii.

Material e Métodos

Os ensaios time-kill foram conduzidos a temperatura ambiente (25°C) utilizando o composto Synergex™ (composição majoritária: ácido sulfúrico, peróxido de hidrogênio e alquil benzenosulfunatos secundários) na concentração(v/v) / tempo de contato de 0,184%/10min e 0,45%/5min. O critério de aprovação da eficiência do sanitizante foi garantir número de reduções decimais (NRD)≥5 (reduzir 99,999%). Preparou-se suspensões com população inicial N0≥106 UFC/ml. Após o período de contato, individual, com o sanitizante, as suspensões foram neutralizadas (caldo Dey-Engley, Difco, estéril/2min) e submetidas às diluições seriadas no mesmo caldo, com subsequente subcultura no meio Potato Dextrose Agar (PDA), Difco, com incubação a 30°C/5dias. Após esse período os sobreviventes foram contados, obtendo-se a contagem final (NF) dos microrganismos, sendo calculado, na sequência, o número de reduções decimais para cada concentração/microrganismo teste.

Resultados e Discussão

Nas duas condições testadas o sanitizante Synergex™ foi eficiente para causar mais de 6 reduções decimais na população das leveduras.

Conclusão

O sanitizante Synergex™ demonstrou resultados promissores para sua utilização em plantas de alimentos com esse tipo de flora contaminante.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

IZAEL GRESSONI JUNIOR, ALESSANDRA REGINA DA SILVA, CRISTIANA PACHECO, KAIO ALLAN DA MOTA SOUTO-MAIOR ARRUDA, PILAR RODRIGUEZ DE MASSAGUER