Dados do Trabalho


Título

ELEMENTOS TRAÇO EM ALIMENTOS PLANT-BASED SABOR PEIXE E TRADICIONAL

Introdução

À medida que o setor de produtos à base de proteína vegetal (plant-based) se expande, surgem novos desafios relacionados à segurança de alimentos e lacunas de conhecimento. Os alimentos análogos à carne, à base de plantas, são cada vez mais populares como uma alternativa para consumidores preocupados com o impacto do consumo de carne na sua saúde e no meio ambiente. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi avaliar os teores dos elementos traço Al, Ni, As, Se, Cd, Hg e Pb em seis produtos plant-based sabor peixe, bem como em um bolinho de bacalhau e um filé de tilápia empanado, totalizando oito amostras.

Material e Métodos

Para isso, as amostras foram mineralizadas usando HNO3 e H2O2 em um digestor micro-ondas e a determinação dos elementos traço foi realizada por ICP-MS. O método foi validado usando material de referência certificado e ensaios de recuperação conforme INMETRO.

Resultados e Discussão

Os valores obtidos foram satisfatórios para as figuras de mérito: tendência /recuperação entre 76-105%; precisão de 3,4-30% (n=7) e os limites de quantificação (LOQ) variaram de 2 µg kg-1 para Cd, 3 µg kg-1 para As, 8 µg kg-1 para Ni, Se, Hg e Pb e 200 µg kg-1 para Al. O Hg ficou abaixo do LOQ para todas as amostras analisadas. Os alimentos plant-based apresentaram teores (µg kg-1) de Al (4343-50277), Ni (238-1096), As (

Conclusão

O estudo da presença dos elementos avaliados nos alimentos tradicionais e plant-based é importante pois estes podem apresentar potencial efeito tóxico e acumulativo no organismo sendo fundamental para garantir a segurança e a saúde dos consumidores.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

MARIA ISABEL ANDREKOWISK FIORAVANTI, ANA PAULA FERREIRA OLIVEIRA, ANA PAULA REBELLATO, RAQUEL FERNANDA MILANI, MARCELO ANTÔNIO MORGANO, ADRIANA PAVESI ARISSETO-BRAGOTTO