Dados do Trabalho


Título

Predição de parâmetros de qualidade, perfil de açúcares e de ácidos orgânicos de polpa de cupuaçu utilizando NIR e MIR combinados com regressão pelos mínimos quadrados parciais (PLS)

Introdução

A polpa de cupuaçu é bastante utilizada e apreciada por suas características sensoriais marcantes. A determinação de parâmetros de caracterização desta polpa, pode auxiliar as indústrias e autoridades a reconhecerem produtos de qualidade. Para caracterizar e identificar a qualidade dos alimentos são comumente utilizadas análises demoradas, com alto gasto de reagentes e amostras. Sendo assim, muitos estudos estão sendo realizados com o intuito de desenvolver métodos rápidos e sustentáveis. Objetivou-se com este trabalho utilizar a espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) e médio (MIR), combinado com regressão pelos mínimos quadrados parciais (PLS), para predizer parâmetros de caracterização da polpa de cupuaçu.

Material e Métodos

Para construção dos modelos de predição 66 amostras extraídas em laboratório foram analisadas quanto ao pH, sólidos totais (ST), sólidos solúveis (SS), acidez total em ácido cítrico (ATC), ácido ascórbico (AA), açúcares totais (AT) e redutores (AR), sacarose (SAC), glicose (GLI), frutose (FRU) e ácido cítrico (AC). Foram obtidos os espectros por NIR e MIR. Para teste de aplicação dos modelos, utilizou-se 25 amostras comerciais de marcas distintas. Os modelos de treinamento (n=42) e validação (n=24) foram avaliados pelos parâmetros correlação (R), raiz do erro médio quadrado (RMSE), razão de desempenho do desvio (RPD) e razão do erro de alcance (RER).

Resultados e Discussão

Não foi possível ajustar modelos de predição para as variáveis pH, SS e AA. Segundo os parâmetros de avaliação, o MIR obteve o melhor desempenho na predição de todas as variáveis estudadas, sendo o modelo para ATC o melhor resultado para validação (R=0,96). Para teste de aplicação foram utilizados os modelos do MIR e o resultado foi avaliado com R e RMSE. Todos os modelos tiveram correlação acima de 0,59, e RMSE variando conforme a variável estudada, com destaque do modelo para ATC, que teve o melhor desempenho na predição desta varável para as amostras comerciais, com R=0,95 e RMSE= 0,13.

Conclusão

Este trabalho possibilitou a obtenção de métodos de predição para as variáveis de ST, ATC, AT, AR, SAC, GLI, FRU e AC. A determinação por espectroscopia destes parâmetros proporciona uma resposta rápida de caracterização da polpa de cupuaçu, sem consumo de reagentes e pouco gasto de amostra.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Joane Cristina Costa Pereira, Mateus Barbosa Silva , Beatriz Oliveira Matos , Solane Alves Santos Rocha, Amanda Beatriz Sales Lima, Sibelli Passini Barbosa Ferrão , Leandro Soares Santos