Dados do Trabalho


Título

DETERMINAÇÃO DE TEOR DE CINZAS E FERRO EM VARIEDADES DE FEIJÃO CAUPI (VIGNA UNGUICULATA L.) DA COMUNIDADE DE VILA FÁTIMA, TRACUATEUA-PA

Introdução

O feijão caupi (Vigna unguiculata L.), é uma leguminosa, importante para as populações de países tropicais e subtropicais, considerado uma das principais fontes proteicas da alimentação humana, além de possuir baixo custo de produção e ser fonte de minerais como ferro. A carência desse mineral prejudica a nutrição e a saúde, o desenvolvimento físico e o aprendizado, podendo levar ao desenvolvimento de anemia ferropriva. O trabalho teve como objetivo estudar variedades de feijão caupi quanto ao teor de cinzas e ferro.

Material e Métodos

Os grãos foram obtidos na comunidade de Fátima localizada no município de Tracuateua, Pará. As análises foram realizadas no laboratório de química da UEPA-CCNT, em duplicata, para as três variedades FCP (feijão caupi preto), FCB (feijão caupi branco) FCM (feijão caupi marrom) segundo as metodologias do Instituto Adolfo Lutz, para determinação de cinzas e determinação de ferro, adaptada.

Resultados e Discussão

O valor de cinzas (g/100g) encontrado para as variedades foram: FCB = 2,40±0,01, FCM= 3,32±0,0 e FCP= 3,05±0,01. Em relação ao teor de ferro(mg/100g) os valores encontrados foram: FCB= 2,39±0,33, FCM= 1,10±0,05 e FCP= 5,97±0,94. O teor de cinzas encontrado nas variáveis FCP e FCM foram semelhantes aos encontrados na literatura, enquanto a amostra FCB apresentou valor inferior aos encontrados. Em relação ao teor de ferro a variedade que se destacou foi a FCP com teor de ferro superior as demais variáveis estudadas. As variáveis FCB e FCM apresentaram teores de ferro inferiores aos encontrados na literatura. Essas divergências quanto ao teor de cinzas e ferro podem estar associadas a fatores como o clima e o solo no período de colheita, o tipo de variedade de feijão analisada, bem como ao período de armazenamento dos grãos.

Conclusão

Com isso, são importantes estudos mais aprofundados em relação ao perfil de mineiras encontrados nas variedades de feijão de Tracuateua-PA, a fim de se quantificar o teor dos demais minerais presentes nos grãos, verificando também a variação da composição físico-química das variedades ao longo de diferentes períodos do ano, principalmente na variável FCP que apresentou resultados mais expressivos em relação ao teor de ferro.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Vanessa Almeida Da Rocha, Maricely Janette Uria Toro, Caio Miguel Pantoja Mendonça