Dados do Trabalho
Título
Caracterização por cromatografia e espectrometria de massas de óleos essenciais da pimenta-da-Jamaica e do cravo-da-Índia
Introdução
Os óleos essenciais da pimenta-da-Jamaica (Piper dioica L.) e do cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum L.) foram empregados na inativação de moléculas da micotoxina ocratoxina A. A pimenta-da-Jamaica é proveniente de uma espécie de árvore da família das mirtáceas, nativa da América Central e do Caribe, uma especiaria que confere um aroma misto de canela, noz moscada e cravo-da-Índia. Confere propriedades funcionais como: antioxidante, antifúngica, analgésico e repelente de insetos. O cravo-da-Índia planta da família das mirtáceas e nativa das Ilhas Molucas e Nova Guiné. A cromatografia e a espectrometria de massas são ferramentas imprescindíveis em análises de moléculas orgânicas volatilizáveis. A espectrometria de massas tem sido empregada em substâncias das mais variadas classes, sendo amostras ambientais, alimentos, fármacos e agentes químicos, realizando a identificação molecular de produtos de materiais de defesa e segurança pública.
Material e Métodos
Houve extração de óleos essenciais da pimenta-da-Jamaica e do cravo-da-Índia pelo aparelho Clevenger de hidrodestilação. Momento posterior, houve separação e identificação por cromatografia e espectrometria de massas dos óleos essenciais da pimenta-da-Jamaica e do cravo-da-Índia.
Resultados e Discussão
Os compostos majoritários encontrados após análise dos óleos essenciais da pimenta-da-Jamaica e do cravo- da-Índia foram: o eugenol e o acetato de eugenol estes possuem propriedades antissépticas e anestésicas. Em seguida, os compostos identificados foram aplicados no padrão da Ocratoxina A misturado com metanol. Ato contínuo, foi realizada uma nova análise no equipamento GC-MS.
Conclusão
A técnica analítica de cromatografia e espectrometria de massas foi eficiente na identificação dos compostos existentes nos óleos essenciais. Os compostos presentes foram eficazes na inativação da Ocratoxina A.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
Centro Tecnológico do Exército - Rio de Janeiro - Brasil, Colégio Militar do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, Instituto Militar de Engenharia - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Keila Santos Cople Lima, Antonio Luís Santos Lima, Joana Freitas Magalhães, Diego Gomes Rocha Voris