Dados do Trabalho
Título
DECAIMENTO DE ENTEROBACTERALES PRODUTORAS DE BETA-LACTAMASES DE ESPECTRO ESTENDIDO (ESBL) DURANTE AFINAÇÃO DE OSTRAS (Crassostrea gigas) NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Introdução
A resistência antimicrobiana (RAM) é uma ameaça emergente global à saúde pública, sendo abordada no contexto de Saúde Única. A disseminação da RAM resulta em elevados custos públicos com saúde e está intimamente ligada à produção de alimentos. O meio aquático é um ambiente ideal para a disseminação da RAM, agravado pela contaminação microbiana frequente devido à infraestrutura sanitária inadequada. Em Santa Catarina, maior produtor de moluscos bivalves (MB) do Brasil, o cultivo desses animais é uma importante fonte econômica e cultural na produção de alimentos. Os MB possuem a capacidade de bioacumular poluentes, sendo utilizados por pesquisadores como ferramentas biotecnológicas para monitorar a qualidade do ambiente aquático. Um método recentemente regulamentado no Estado para descontaminação dos MB é a depuração em ambiente natural, conhecida como afinação, que envolve a realocação dos moluscos contaminados para áreas limpas, permitindo que a descontaminação ocorra naturalmente. Com isso, o objetivo deste estudo foi investigar Enterobacterales produtoras de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) durante a afinação de ostras, a fim de registrar o decaimento.
Material e Métodos
Ostras (Crassostrea gigas) de uma fazenda marinha em Florianópolis foram analisadas quanto à presença de bactérias ESBL nos tempos de depuração de 0h, 24h, 48h, 72h, 7 dias e 14 dias. Amostras de 25g de carne comestível de 12 ostras foram incubadas em caldo infusão cérebro-coração durante 6h, e posteriormente, uma alíquota foi subcultivada em um caldo contendo 2 µg/mL de cefotaxima. Os caldos que apresentaram turvação foram semeados em ágar MacConkey para seleção de Enterobacterales. Os isolados foram submetidos ao teste de disco-aproximação conforme recomendado pelo Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BrCAST) para detecção fenotípica da produção de ESBL.
Resultados e Discussão
Bactérias resistentes à cefotaxima foram encontradas em todos os tempos de depuração, entretanto, nenhum isolado apresentou o fenótipo ESBL conforme a metodologia utilizada. Neste estudo, o monitoramento na depuração revelou que, pelo menos para a produção de ESBL, o ambiente marinho de cultivo não apresenta uma tendência de disseminação desse mecanismo de resistência.
Conclusão
Como isolados produtores de ESBL já foram encontrados em ostras em outros estudos, reforça-se que mais estudos sejam feitos devido a importância da problemática.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Instituições
Epagri - Santa Catarina - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
Marcel Afonso Provenzi, Agatha Pires Pereira, Daniane Aparecida Netzel, Gustavo Marília Rocha, Mateus Rocha Ribas, João GUZENSKI, Felipe Matarazzo SUPLICY, Jussara Palmeiro Kasuko, Thaís Cristine Marques Sincero, Marilia Marília Miotto