Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS COM A NOVA RDC: UM ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO

Introdução

A rotulagem é o principal elo de comunicação entre o produto alimentício e o consumidor, fornecendo informações sobre ingredientes, presença de alérgenos, conteúdo líquido, possibilitando a comparação de produtos no ato da compra. A Legislação brasileira sobre rotulagem baseia-se no Codex Alimentarius, órgão internacional que estabelece normas na área de alimentos incluindo padrões e diretrizes sobre segurança alimentar. A avaliação da conformidade dos rótulos de alimentos com as atuais normas de rotulagem nutricional é um tema relevante de saúde pública. Diversos estudos têm investigado como os rótulos de alimentos se adequam às regulamentações vigentes. A compreensão dos rótulos nutricionais obrigatórios pode apresentar elevada complexidade tornando-se de fundamental importância que os consumidores tenham conhecimento suficiente para interpretar as informações. Dessa forma, objetivou-se analisar a importância da rotulagem nutricional de um alimento e a compreensão que a nova legislação (Resolução – RDC n. 429/2020 e Instrução Normativa n. 75/2020) trouxe aos consumidores. A RDC, uma regulamentação importante na área de alimentos, impõe requisitos específicos para rotulagem, visando melhorar a informação fornecida. Este estudo utiliza métodos de pesquisa para analisar o entendimento da população em relação aos novos padrões e como essas alterações impactam suas escolhas alimentares. A fim de analisar os conhecimentos e interpretações da população em relação aos rótulos nutricionais contidos em embalagens, realizou-se uma pesquisa pelo Google Formulários, em que foram criadas 10 perguntas

Material e Métodos

Inicialmente foram coletados dados sobre o perfil do público, e, em seguida, questões sobre conhecimentos e dúvidas da nova legislação, obtendo um total de 95 respostas.

Resultados e Discussão

Os resultados do formulário indicaram que 100% dos participantes consideraram importante a presença de rótulos nas embalagens, mas apenas 61,1% realmente os leem, enquanto 64,2% afirmaram que os rótulos das embalagens são de difícil entendimento. No entanto, 99% dos entrevistados concordaram que a nova rotulagem nutricional apresentada forneceu maior clareza e melhor compreensão das informações contidas no rótulo.

Conclusão

Tornou-se evidente a necessidade de maior clareza e informações que permitam a adequada compreensão do público frente aos rótulos dos produtos alimentícios e consequentemente possibilite escolhas mais saudáveis e conscientes que auxiliam na prevenção de doenças e no bem-estar da população.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

Annellizy de Lima Cruz, Laedja Samira de Medeiros Santos, Pahlevi Augusto de Souza, Elisabeth Mariano Batista, Zulene Lima de Oliveira