Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE ROTULAGEM DE MARCAS DE CHOCOLATE EM BARRA FRENTE A NOVA LEGISLAÇÃO COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS

Introdução

legislação brasileira define rótulo como sendo toda inscrição, legenda ou imagem, ou toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento. A rotulagem dos alimentos, ao orientar o consumidor sobre a qualidade e a quantidade dos constituintes nutricionais dos produtos, contribui para escolhas alimentares mais apropriadas. Sendo assim, o rótulo atua como forma de comunicação entre a empresa produtora e os consumidores. Todas as informações acerca do produto devem estar descritas no rótulo, para que o consumidor possa ter a melhor decisão na hora da compra, sendo, portanto, proibida a declaração de informações falsas na embalagem. O chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau. No ano de 2019 no Brasil, foram produzidas 756 mil toneladas de chocolate, sendo o consumo de 749 mil toneladas. O chocolate pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados, sendo um produto alimentício que tem ampla aceitação pela comunidade. Com as mudanças nas regulamentações, este alimento, assim como os demais, desde outubro de 2022 deve seguir as novas regras dispostas nas legislações específicas sobre rotulagem. Dessa forma, objetivou-se com a pesquisa avaliar a rotulagem de chocolates em barra comercializados em Currais Novos- RN, com o intuito de verificar a concordância com a legislação de rotulagem vigente e as informações gerais obrigatórias.

Material e Métodos

Para isso, foram escolhidos, aleatoriamente, em supermercados de Currais Novos-RN, rótulos de 7 marcas de chocolates, do tipo ao leite. Por questões éticas, as marcas foram identificadas por letras: A, B, C, D, E, F e G. Foram utilizadas tabelas do tipo checklist referentes às novas regulamentações exigidas pelas atuais resoluções.

Resultados e Discussão

Constatou-se que 90% das informações nutricionais dos rótulos encontraram-se em conformidade com as exigências estabelecidas pela legislação vigente.

Conclusão

Em relação ás informações obrigatórias 100% das marcas estavam de acordo com a rotulagem frontal. A marca A apresentou-se adequada com as novas normas.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

Maria Clara Nicolau Pereira, Yasmin Kelly Fernandes de Araújo, Pahlevi Augusto de Souza, Elisabeth Mariano Batista, Zulene Lima de Oliveira