Dados do Trabalho
Título
FERMENTAÇÃO DA FARINHA DE TENEBRIO COM Lactobacillus acidophilus REDUZ CONTAGEM DE Escherichia coli
Introdução
A produção de farinha de insetos está em expansão em todo o mundo. O Tenebrio molitor é um inseto que vem sendo estudado na nutrição animal como uma fonte sustentável de proteína com potencial para a alimentação de peixes. Entretanto, há uma preocupação com a qualidade microbiológica dos produtos de insetos.
Material e Métodos
Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a contagem de microrganismos em diferentes tempos de fermentação da farinha de T. molitor com Lactobacillus acidophilus. Foram adicionadas nas rações L. acidophilus previamente reativados e na concentração de Log 8 UFC g−1, 2% de sacarose e 15% de água mineral. Duas amostras de 5g cada foram coletadas em intervalos de 6 horas, diluídas serialmente para inoculação em placas. As placas continham meio ágar MRS (Kasvi) para contagem de bactérias ácido lácticas (BAL) e para contagem de Escherichia coli foi utilizado meio ágar MacConkey (Kasvi), com amostras do tempo inicial (0h) e tempo final (24h) de fermentação. As placas foram incubadas em estufa a 36°C por 48 e 24 horas, respectivamente. No caso do meio MRS, as placas foram mantidas sob condição de microaerofilia, e em ambas foi realizado a contagem de unidades formadoras de colônia (UFC g−1).
Resultados e Discussão
A contagem de bactérias ácidos lácticas (y= -0,0024x2 + 0,0954x + 5,6405; R² = 0,7347) durante a fermentação da farinha de tenébrio, mostrou um melhor ajuste à equação quadrática. Os valores de BAL aumentaram rapidamente durante as primeiras 18horas. Variando de 5,79 ± 0,57 UFC ml−1 para o tempo 0h e 6,82 ± 0,65 UFC ml−1 para o tempo de 18h. Enquanto os resultados para E. coli, no tempo 0h foi obtido 4,18 ± 0,80 UFC ml−1 e no tempo 24h não houve crescimento das colônias. A contagem de BAL aumentou, consequentemente isso pode estar relacionado a diminuição na contagem de E. coli, devido as suas propriedades probióticas podendo controlar o crescimento de patógenos.
Conclusão
Sendo assim, a fermentação da farinha de tenébrio com L. acidophilus pode melhorar a biossegurança por meio da redução na contagem de E. coli.
Área
Alimentos não convencionais: fontes alternativas
Autores
Nataly Neves, Larissa STOCKHAUSEN, Mariana Bender, Fernanda Delziovo, Thiago El Hadi Perez Fabregat