Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO CUMARU (Dipteryx odorata) EM PÓ

Introdução

O cumaru (Dipteryx odorata) é uma espécie florestal amazônica, com madeira de lei e sementes que produzem cumarina, um composto orgânico com grande potencial aromático, usado há séculos pela indústria de cosméticos. As sementes são usadas na Amazônia para fins medicinais e atualmente tem expandido o mercado para a gastronomia, crescendo em aplicações alimentícias semelhantes ao uso da baunilha, daí surgiu a denominação comercial de Baunilha da Amazônia. Objetivou-se caracterizar o produto final para tornar suas informações acessíveis e viabilizar a definição da tabela nutricional, considerando a ausência desses dados na literatura e o pioneirismo em trabalhar com matéria prima no mercado alimentício.

Material e Métodos

As sementes usadas para desenvolver o produto são oriundas da empresa Manioca Comércio de Alimentos da Amazônia, que possui seus fornecedores no território amazônico. As sementes de cumaru foram levadas ao forno para secagem e em seguida foram submetidas à trituração em moinho para a obtenção de um tempero em pó. A granulometria não foi descrita, pois o produto final encontra-se em processo de melhoria e padronização. Para a determinação físico-química do Cumaru em pó foram utilizadas as metodologias descritas pela AOAC, sendo carboidratos totais quantificados por diferença.

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos foram: Umidade (g/100g): 10,61±0,06; Cinzas (g/100g): 0,38±0,013; Açúcares totais (g/100g): 8,72±0,63; Proteínas totais (g/100g): 13,09±0,12; Gorduras totais (g/100g): 22,81±0,24; Gorduras saturadas (g/100g): 3,45±0,84; Sódio (mg/100g): 0,007±0,001; Fibras brutas (g/100g) 8,74±0,13; Carboidrato total(g/100g): 44,35±0,11. Nota-se potencial de aplicação em diversas categorias de alimentos, não apenas com o intuito de atribuir aroma, mas também de atribuir propriedades nutricionais.

Conclusão

Conclui-se, dessa forma, que o cumaru (Dipteryx odorata) possui grande potencial de mercado no setor alimentício, podendo ser aplicado em diversos produtos. Além de atribuir aroma, pode ser investigado em aplicações tecnológicas.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

DANIELA QUEIROZ LEITE, DAYSE ESTEFANY MOREIRA, EDUARDA MONTEIRO MARTINS, YASMIN SILVA DOS REIS RIBEIRO, ANA PAULA MAFRA SOUSA, EMILLY EMANUELLE BARROS ROCHA