Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE ACEROLAS COMERCIALIZADAS NO MERCADO PÚBLICO DA PRATA DO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE-PB

Introdução

A acerola (Malpighia glabra L.) é originária da América Tropical, sendo amplamente cultivada nas regiões nordeste e sudeste do Brasil. A forte demanda nutricional, aliada às condições climáticas favoráveis do Brasil, tem gerado oportunidades importantes para o cultivo, processamento e comercialização desta fruta. As polpas de fruta congeladas são uma boa opção de aproveitamento das frutas, uma vez que eleva a sua vida útil.

Material e Métodos

Diante do exposto, objetivou-se caracterizar físico-quimicamente as polpas congeladas de acerolas comercializadas no mercado público da prata do município de Campina Grande-PB, considerando-se os seguintes parâmetros: umidade (%), sólidos totais (%), pH, sólidos solúveis totais (°Brix), acidez total titulável, cor e atividade de água, bem como proporcionar a aluna portadora de necessidades especiais, juntamente com as intérpretes de libras, envolvidas na pesquisa, atividade de integração, além de desenvolver noções básicas de qualidade e de manipulação correta dos alimentos. As polpas congeladas foram levadas para o laboratório de Química (LQ) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, em seguida analisadas.

Resultados e Discussão

Os resultados foram tratados estatisticamente com análises de variância seguida pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade. As variações de alguns parâmetros físico-químicos e físicos estudados, quando comparados com os valores relatados por outros autores e pela legislação vigente, podem ser atribuídas às diferenças de qualidade das matérias-primas nas diferentes marcas de polpas de acerolas. As principais diferenças encontradas nas marcas (A, B, C e D) e o não atendimento dos padrões de identidade e qualidade poderão ser minimizados através de padronização das matérias-primas utilizadas.

Conclusão

Conclui-se que é necessário a adoção de boas práticas de fabricação e padronização das polpas. Em relação à aluna surda, conclui-se que é possível proporcional a construção do seu conhecimento científico, bem como interagir o uso da língua de sinais com atividades teóricas e práticas.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Edmilson Dantas da Silva Filho, JANAINA GOMES HERCULANO PAZ GOMES PAZ , GABRIELA ARAUJO SILVA ARAUJO SILVA