Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE MANGA COMERCIALIZADAS NO MERCADO CENTRAL DO MUNICIPIO DE CAMPINA GRANDE-PB

Introdução

As polpas de fruta congeladas são uma boa opção de aproveitamento das frutas, uma vez que eleva a sua vida útil. A produção de polpas de frutas congeladas se tornou um meio favorável para o aproveitamento integral das frutas na época evitando assim, os problemas ligados à sazonalidade. A cor é um dos atributos sensoriais que mais influenciam na qualidade dos produtos elaborados com a polpa. Além de ser um dos primeiros aspectos qualitativos observados pelo consumidor, a coloração é uma característica utilizada no controle do processamento de polpa de frutas.

Material e Métodos

O presente trabalho propôs como objetivo, estudar a caracterização físico-química e física de quatro marcas de polpas de manga congeladas (A, B, C e D) comercializadas no mercado central do município de Campina Grande-PB, considerando-se os seguintes parâmetros: umidade, sólidos totais, pH, sólidos solúveis totais (°Brix), acidez total titulável, cor e atividade de água.

Resultados e Discussão

Diante dos resultados obtidos neste trabalho com as polpas de manga conclui que as marcas (A, B e C) analisadas ficaram dentro dos padrões de identidade e qualidade (PIQ’s) estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no entanto, nos parâmetros umidade, sólidos totais e sólidos solúveis totais a polpa da marca D, está fora dos padrões estabelecidos pela legislação, pois apresentou teor médio de umidade inferior a 89,50%, superior aos limites mínimos estabelecidos para sólidos totais (ST), que é de 10,5%. Em relação aos sólidos solúveis totais (SST), obteve-se valor médio de 10,5 ºBrix.

Conclusão

Conclui-se que na polpa da marca D pode ter sido adicionado água, no intuito principalmente de aumentar o seu rendimento, portanto fora dos padrões de identidade e qualidade (PIQ’s) para polpa de fruta sendo necessário a adoção de boas práticas de fabricação e padronização das matérias-primas no processo de fabricação de polpas de fruta.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

IFPB - Paraíba - Brasil

Autores

Edmilson Dantas da Silva Filho, JANAINA GOMES HERCULANO PAZ GOMES PAZ, GABRIELA ARAUJO SILVA ARAUJO SILVA