Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE DE OVOS COMERCIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO

Introdução

Cuidados em todas as etapas da cadeia produtiva são necessários para assegurar a qualidade dos ovos, garantindo também sua segurança e shelf life. Variáveis como temperatura e umidade de armazenamento podem influenciar no seu frescor e qualidade interna. Diante disso, este estudo visou avaliar a interferência do armazenamento em diferentes temperaturas sobre a qualidade interna de ovos comerciais.

Material e Métodos

Assim, foram utilizados 480 ovos comerciais de galinha divididos em quatro grupos: 120 ovos brancos e 120 vermelhos armazenados em temperatura ambiente (em média 23 ºC) e 120 ovos brancos e 120 vermelhos mantidos sob refrigeração (5-8 ºC), durante 40 dias. Após este período, mensurou-se as seguintes medidas de qualidade: peso do ovo e da casca, peso, altura e diâmetro do albúmen e da gema e Unidades Haugh. Os resultados foram submetidos ao teste de Tukey, para avaliação de sua significância estatística (p < 0,05).

Resultados e Discussão

Observou-se que a coloração da casca do ovo (branca ou vermelha) e os pesos do ovo e da casca não apresentaram variações estatisticamente significativas entre os grupos. Já o peso do albúmen diminuiu mais acentuadamente nos ovos armazenados em temperatura ambiente, devido à desidratação sofrida durante a estocagem, resultando em um aumento no peso da gema. Nos ovos refrigerados, a altura do albúmen aumentou, enquanto esta diminuiu nos ovos mantidos em temperatura ambiente. Em contrapartida, o diâmetro do albúmen foi maior em ovos sob temperatura ambiente, devido à perda de CO2, tornando este componente mais alcalino e aquoso, o que reduziu sua qualidade e, nestes ovos, a altura da gema foi menor. De maneira oposta, os ovos refrigerados mantiveram a qualidade mais estável ao longo do tempo de armazenamento. Quanto à aferição de Unidade Haugh, observou-se redução significativa nos ovos armazenados em temperatura ambiente. Tal medida tem correlação direta com a qualidade de ovos: quanto menor o seu valor tanto menor é a qualidade deste alimento.

Conclusão

Conclui-se que a temperatura de armazenamento e o período de estocagem influenciam diretamente a qualidade dos ovos, sendo a refrigeração o método de conservação recomendado para minimizar suas alterações, manter sua qualidade e segurança higiênico-sanitária, bem como sua vida de prateleira.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Julio Ribeiro Lopes, Ana Carolina Nascimento, Lara Beatriz Oliveira Mateus, Júlia da Costa Carneiro Cruz, Vívyan Alice Clemente Vieira, Maria Fernanda Neto Campos, Marcelo de Amorim Filho, Isabela Vieira Barbosa, Rafaela Assis Machado, Amália Saturnino Chaves , Emília Maricato Pedro Dos Santos