Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE NITRATO EM FOLHAS DE MATRIZES VEGETAIS CONSUMIDAS NO BRASIL
Introdução
Existem diversos fatores antinutricionais presente em matrizes vegetais. São responsáveis por interferir na digestibilidade ou utilização de nutrientes. O nitrato é um fator antinutricional muito estudo por proporcionar inúmeras interações negativas com outros nutrientes afetando o funcionamento do organismo humano. O conhecimento acerca dos teores de nitratos em alimentos deve ser realizado a fim de que a Ingestão Diária Aceitável (IDA) não seja ultrapassada. Os valores de IDA para nitratos preconizados no Brasil e em todo Mercosul são os mesmos da Food and Agriculture Organization/World Health Organization (FAO/WHO), ou seja, de 3,7 mg/kg/dia para nitrato. O presente trabalho pretende avaliar o nível de nitrato em 7 matrizes vegetais consumidas no Brasil.
Material e Métodos
As amostras de folhas analisadas foram Bauhinia forficata (P1), Miconia albicans (P2), Acmella oleracea (P3), Croton heliotropiifolius Kunth (P4), Senna occidentalis L.(P5), Talinum triangulare Jacq. Willd (P6) e Eryngium foetidum L (P7). O extrato foi feito com 3 gramas de amostra in natura com 50 mL de água destilada sobre aquecimento (45ºC) por uma hora. O extrato foi filtrado e destinado à análise de nitrato segundo o método espectrofotométrico do ácido salicílico em meio básico. Utilizou-se uma curva padrão de nitrato para quantificação.
Resultados e Discussão
Os resultados foram submetidos a análise de variância (ANOVA one-way) seguida de teste de Tukey post-hoc, com nível de p < 0,05 considerado significativo. Ao avaliar as amostras notou-se que houve uma diferença estatística significativa em relação ao teor de nitrato, demostrando que a espécie influencia no teor observado. O maior teor encontrado foi na amostra P6 (100,34± 2,5 mg/100g), seguido da P2 (77,36± 1,6 mg/100g), P5 (46,12± 1,1 mg/100g), P7 (36,9± 1,2 mg/100g), P1 (30,1± 0,9 mg/100g), P3 (25,2± 3,1 mg/100g), P4 (16,8 ± 1,4 mg/100g). As amostras apresentaram níveis de nitrato abaixo do IDA estabelecidos pela legislação brasileira.
Conclusão
Desta forma, as matrizes vegetais consumidas no Brasil apresentam diferentes teores de nitratos, onde dependendo da espécie influenciará na concentração desse fator antinutricional, contudo o nível de nitrato encontrado não é superior ao IDA estabelecido pela legislação brasileira.
Área
Alimentos funcionais e nutrição
Instituições
Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil
Autores
Linda Gabriely Oliveira de Araújo, Antonio Carlos Viana Novaes, Adilson Carlos Ferreira Santos Filho