Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO EFEITO PRÉBIOTICO DE PIGMENTOS MICROALGAIS

Introdução

A composição das microalgas pode contribuir para dietas nutritivas e funcionais. Dentre os compostos produzidos, destacam-se os carotenoides e clorofilas devido aos seus efeitos positivos à saúde humana relacionados à sua bioatividade. Estudos sugerem que estes pigmentos poderiam atuar como prebióticos, modulando a “boa” microbiota intestinal durante o processo fermentativo e consequentemente estimulando o crescimento de probióticos como Lactobacillus e Bifidobacterium.

Material e Métodos

Este estudo teve como objetivo determinar os pigmentos microalgais de Scenedesmus obliquus no conteúdo fecal de ratos (pela primeira vez), bem como seu impacto no crescimento de bactérias probióticas. Para isso, uma dosagem previamente definida de 300 µg.kg-1 de extrato contendo carotenoides e clorofilas microalgais foi fornecido a ratos via gavagem durante 30 dias. O conteúdo fecal foi submetido à extração e caracterização de pigmentos, além de análise microbiológica (contagem padrão de Lactobacillus e Bifidobacterium). Para determinar a composição dos pigmentos foi utilizada cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a um arranjo de fotodiodos acoplado a espectrometria de massas (HPLC-PDA-MS/MS).

Resultados e Discussão

Vinte e oito compostos foram identificados no extrato microalgal, sendo a all-trans-zeaxantina, all-trans-luteína, 13-cis-luteína e os derivados de clorofila como hidroxifeofitina a' e feofitina a foram os principais pigmentos identificados no conteúdo fecal dos ratos suplementados. Como resultado, o grupo controle apresentou uma contagem de Lactobacillus e Bifidobacterium de 7,46 UFC.g-1, enquanto o grupo que ingeriu o extrato microalgal apresentou um aumento para 7,91 UFC.g-1.

Conclusão

Em suma, este estudo demonstra que os carotenoides e clorofilas de microalgas podem ser explorados para auxiliar na modulação de bactérias intestinais benéficas e assim ampliar as possibilidades de inserção de compostos bioativos de microalgas em alimentos funcionais.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

Patrícia Acosta Caetano, Tatiele Casagrande do Nascimento Casagrande Nascimento, Pricila Nass Pinheiro, Uashington da Silva Riste, Maria Rosa Chitolina, Cristiano Patrícia Menezes, Leilla Queiroz Zepka, Eduardo Jacob Lopes