Dados do Trabalho
Título
ROTULAGEM NUTRICIONAL DE PRODUTOS A BASE DE MANDIOCA ELABORADOS NO ESTADO DO PARÁ.
Introdução
As novas leis de rotulagem nutricional, estabelecem uma comunicação clara entre o produto e consumidor seguindo a Resolução RDC Nº 429/2020, rotulagem nutricional dos alimentos embalados e a Instrução Normativa Nº 75/2020, requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados, ambas visam informações acessíveis ao consumidor para auxiliá-lo na escolha de alimentos saudáveis. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a presença da nova rotulagem nutricional de produtos a base de Manihot esculenta Crantz (mandioca) comercializados em um supermercado localizado na cidade de Belém, Pará.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo comparativo, no qual busca determinar a quantidade total de produtos oriundos da mandioca que encontram-se ou não em conformidade com as normas disponibilizadas em 2020. Os dados obtidos foram catalogados, comparados (com a nova rotulagem) e tabulados no Software Excel® 365. A análise estatística foi realizada no programa BioEstat e o teste utilizado foi o Teste G para amostras independentes, com um resultado de p-valor menor que 0,05 (0,0063), indicando que houve diferença significativa entre o quantitativo de itens conformes e não conformes.
Resultados e Discussão
Foram obtidos um total de 60 produtos sendo eles, goma de tapioca, maniva, tucupi, farinha de tapioca, farinha de mandioca, farofa, biscoito de polvilho e dadinho de tapioca. Onde 43,3% (n=26) estavam de acordo com a nova rotulagem e 56,7 % (n=34) não estavam de acordo. Os três principais produtos que não estavam em conformidade foram: dadinho de tapioca (100%), biscoito de polvilho (83,3%) e farinha de tapioca (66,7%). Os dados revelam uma significativa parcela de rótulos em desacordo, o que pode comprometer a interpretação adequada por parte dos consumidores, haja vista a alta demanda por sub produtos da mandioca na Amazônia.
Conclusão
Portanto, a constatação de rótulos em desconformidade levanta preocupações sobre a transparência da informação, faz-se necessário uma rígida abordagem na implementação da rotulagem nutricional, especialmente para produtos regionais, é fundamental garantir que os fabricantes estejam em conformidade com as regulamentações para promover a segurança alimentar, proteger os consumidores e valorizar os produtos locais da Amazônia.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Autores
Ana Jéssica da Silva Costa, Daniela Pinheiro Gaspar, Miriã Cristina Mendes da SIlva, Juliana Guimarães da Silva, Jamillie Suellen Prazeres Campos, Luciane do Socorro Nunes dos Santos Brasil