Dados do Trabalho


Título

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE PATENTES RELACIONADAS A SCAFFOLDS À BASE DE AMIDOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE CULTIVADA

Introdução

A produção de carne cultivada é uma alternativa sustentável à carne convencional, porém enfrenta o desafio de criar scaffolds tridimensionais que suportem o crescimento celular e imitem a textura da carne. Scaffolds à base de amidos são promissores devido às suas propriedades biocompatíveis e biodegradáveis.

Material e Métodos

Este estudo prospectivo analisa o panorama das patentes relacionadas a scaffolds à base de amidos para carne cultivada, focando em tendências, lacunas e oportunidades de pesquisa. Foi realizada busca em bancos de dados de patentes (Espacenet, INPI, WIPO e USPTO) com os termos "scaffold", "starch", “cultured meat", "cultivated meat", "lab-grown meat" e "cell-based meat". As patentes foram analisadas quanto ao uso de amido , método de fabricação e propriedades. As patentes foram classificadas por ano, país de origem, tipo de amidos e tecnologias utilizadas, permitindo identificar tendências.

Resultados e Discussão

Na Espacenet, existem 8 patentes depositadas, 28 publicadas e 3 em revisão, sem patentes concedidas. O número de depósitos sugere que a área está em fase inicial, com inovações emergentes. O número significativo de patentes publicadas indica crescente interesse e atividade na pesquisa de scaffolds. A ausência de patentes concedidas indica que as tecnologias ainda estão em desenvolvimento e avaliação. A distribuição temporal mostra um aumento significativo em patentes a partir de 2021, com picos em 2023: Espacenet (19), USPTO (36), WIPO (50). A análise geográfica revela predominância de depósitos nos Estados Unidos e um crescimento de interesse em outras regiões, como China e Japão. As patentes são majoritariamente classificadas na classe A23 (alimentos), destacando a relevância dos scaffolds no contexto alimentar. A análise dos depositantes revela que empresas privadas dominam a inovação com 31 patentes, seguidas por instituições de ensino e institutos de pesquisa, ambos com 4 patentes. Empresas como UPSIDE FOODS e TERASAKI INST são líderes, indicando um forte investimento privado. Estudos encontrados incluem hidrogéis de amido, estruturas de quitosana e amido de mandioca, e géis para impressão 3D.

Conclusão

No Brasil, patentes no INPI focam somente no processo de cultivo de carne, indicando um mercado emergente. A análise indica crescente inovação no uso de amidos para scaffolds de carne cultivada, mostrando um futuro promissor para desenvolvimentos.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

UFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Cristiane Silvano Wensing, Silvani Verruck, Germán Valencia