Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO E CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS INDUSTRIALIZADOS POR CONSUMIDORES DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA

Introdução

O comércio de alimentos orgânicos vem crescendo em decorrência da exigência dos consumidores por alimentos livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, que possibilitem a preservação do meio ambiente e da saúde. Entretanto, observa-se que o consumo desses alimentos se restringe a uma parcela pequena da população. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o grau de conhecimento e consumo de alimentos orgânicos industrializados por consumidores no município de Codó/MA.

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada com 120 consumidores de 4 supermercados do município, o questionário tinha 12 perguntas fechadas sobre o perfil socioeconômico dos consumidores e conceitos acerca do conhecimento e do consumo de alimentos orgânicos industrializados. Os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos foram analisados qualitativa e quantitativamente no Excel®.

Resultados e Discussão

Os resultados mostraram que, em relação ao perfil dos consumidores entrevistados, a maioria eram mulheres (73%), maiores de 30 anos e com renda de até um salário mínimo. Quanto às respostas acerca do conhecimento de alimentos orgânicos, 65% acredita que um alimento orgânico é aquele produzido sem agrotóxicos e adubos químicos, os que não sabem somam 22% e a minoria (13%) acredita que os alimentos orgânicos são produzidos com agrotóxicos e adubos químicos. Em relação ao consumo, 62% disseram consumir alimentos orgânicos e, quanto à frequência desse consumo, 24% afirmaram consumi-los diariamente, 22% semanalmente e 16% mensalmente. Quando questionados sobre a facilidade de encontrar alimentos orgânicos nos supermercados do município, 40% disse encontrar poucas opções e 30% não procuram por este tipo de alimento. Os consumidores demonstraram conhecimento sobre a oferta de produtos orgânicos no mercado local, apesar de apontarem dificuldades em encontrar uma maior variedade desses produtos nas prateleiras. Durante o estudo, foi observada pouca oferta de alimentos orgânicos nos supermercados pesquisados.

Conclusão

Conclui-se que os consumidores de Codó mostraram que conheciam sobre os alimentos orgânicos, apesar da dificuldade de encontrar esses alimentos disponíveis.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

IFMA - Maranhão - Brasil

Autores

Crislane Cristina Baima Silva, Núbina Fernanda Carvalho Sousa, Raiane de Jesus Dias, Maria Sonia Queiroz Costa, Lívia Oliveira da Silva Bonfim