Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO ULTRASSÔNICO NOS COMPOSTOS BIOATIVOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA POLPA DE Passiflora spp.

Introdução

Aproximadamente 90% da produção brasileira de maracujá é dedicada à espécie Passiflora edulis Sims. A espécie silvestre Passiflora setacea é composta por moléculas de alto valor biológico, e demonstra potencial comercial e tecnológico. O tratamento ultrassom (US) através da cavitação acústica, promove a desestruturação celular e facilita a extração de compostos bioativos.

Material e Métodos

Para este estudo, foram utilizadas duas espécies de maracujá: Passiflora setacea e Passiflora edulis Sims. O tratamento ultrassom (US) foi realizado com um equipamento SONICS VIBRA-CELL, modelo VCX 500. Amostras de polpa de ambas as espécies foram submetidas ao US em uma amplitude de 50% durante 5 minutos, em modo pulsado (30 segundos ligado/desligado).

Resultados e Discussão

Os resultados mostraram que, na polpa de Passiflora setacea, o tratamento com ultrassom (US) diminuiu ligeiramente os carotenoides totais expressos em β-caroteno e aumentou os expressos em licopeno, enquanto na polpa de Passiflora edulis Sims, os carotenoides foram significativamente maiores (+647,26%) devido à presença de pigmentos amarelos e laranjas, sem diferenças significativas entre os tratamentos. Os compostos fenólicos totais na polpa de Passiflora setacea foram 53,07% superiores aos de Passiflora edulis Sims. Na polpa de Passiflora edulis Sims, os fenólicos totais não variaram com os tratamentos, mas a pasteurização reduziu os fenólicos totais em Passiflora setacea em 10,11%. A atividade antioxidante (DPPH e ABTS) não apresentou alterações significativas nas duas espécies após os tratamentos.

Conclusão

Portanto, como conclusão, foi evidente que o ultrassom mostrou-se eficaz na preservação dos compostos bioativos, oferecendo uma alternativa promissora para a indústria alimentícia, e a Passiflora setacea demonstrou potencial nutricional significativo para inclusão na cadeia alimentar.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

FERNANDA TEIXEIRA, Lorena ALMEIDA, Camila Moreira, Luciana Lordelo, Bruna Pitta, Larissa Ferreira, Bruno Paulino, Alini Fricks