Dados do Trabalho


Título

Validação de método para determinação de agrotóxicos em arroz cozido

Introdução

A presença de agrotóxicos em arroz causa preocupação entre os consumidores. Estudos indicam que etapas de processamento, tais como, parboilização, lavagem e cozimento reduzem a concentração de agrotóxicos. Neste sentido, métodos rápidos, baratos e confiáveis para a determinação desses compostos são extremamente relevantes. Assim, o objetivo deste estudo validar um método para determinação de agrotóxicos multiclasses em arroz integral cozido empregando o QuEChERS e GC-MS.

Material e Métodos

Vinte gramas de arroz integral foram cozidos com água, óleo de soja e sal de cozinha em chapa de aquecimento. Após cozimento, o arroz foi triturado e pesado em tubo falcon de 50 mL. A amostra foi fortificada com solução padrão de pirimifós metílico, flutriafol, tebuconazol, fempropatrina e permetrina. A extração foi realizada empregando acetonitrila acidificada com 1% de ácido acético, seguida por partição com sulfato de magnésio anidro e acetato de sódio. Na etapa de limpeza, sulfato de magnésio e C18 foram utilizados. Após etapas de agitação e centrifugação, 1 mL do extrato foi injetado em GC-MS. O método foi validado avaliando as seguintes figuras de mérito: limite de detecção (LD), limite de quantificação (LQ), faixa linear de trabalho, exatidão (recuperação), precisão (repetibilidade e precisão intermediária).

Resultados e Discussão

Os LD do método variaram de 6 a 30 µg/kg, os LQ de 20 a 100 µg/kg. A faixa de trabalho para os agrotóxicos variaram do LQ a 20xLQ, com valores de r2 superiores a 0,98. A exatidão do método variou de 74 a 120% para todos os agrotóxicos com desvios menores que 7% para repetibilidade e precisão intermediária. Os resultados obtidos estavam de acordo com os órgãos regulatórios, com isso pode-se concluir que o método mostrou-se adequado para a determinação dos agrotóxicos em estudo em amostras de arroz integral cozido.

Conclusão

O método será utilizado para avaliar o efeito do preparo doméstico nos níveis dos agrotóxicos presentes em amostras de arroz, contribuindo para propor estratégias de mitigação desses contaminantes e reduzindo o risco de exposição do consumidor.

Área

Validação de métodos para análise de alimentos

Instituições

FURG - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Maristela Barnes Rodrigues Cerqueira, Alberto Kazutomi Ozaki Junior, Flávia Vitória Jacques da Silva, Eliana Badiale-Furlong, Larine Kupski