Dados do Trabalho


Título

IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS DE Aspergillus oryzae IPT-301 EM SUPORTES FABRICADOS POR IMPRESSÃO 3D VISANDO A PRODUÇÃO DE FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS

Introdução

OS FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS (FOS) SÃO OLIGOSSACARÍDEOS QUE POSSUEM ATÉ 60% DO PODER ADOÇANTE DA SACAROSE E DIVERSOS EFEITOS BENÉFICOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO HUMANA. A PRODUÇÃO DESTES AÇÚCARES PODE OCORRER A PARTIR DA REAÇÃO DE TRANSFRUTOSILAÇÃO DA SACAROSE UTILIZANDO ENZIMAS FRUTOSILTRANSFERASE (FTASE) COMO BIOCATALISADORES, AS QUAIS SÃO PRODUZIDAS POR ALGUNS FUNGOS E PRINCIPALMENTE PELA CEPA ASPERGILLUS ORYZAE IPT-301. POR SUA VEZ, A IMOBILIZAÇÃO DAS CÉLULAS DESTE FUNGO, QUE POSSUEM ENZIMAS FTASE, FACILITA A SUA SEPARAÇÃO E REUSO, REDUZINDO OS CUSTOS DO PROCESSO ENZIMÁTICO. UMA ESTRATÉGIA PROMISSORA PARA A SÍNTESE DE SUPORTES COM MORFOLOGIA ADEQUADA PARA A IMOBILIZAÇÃO DE CÉLULAS É A IMPRESSÃO 3D, A QUAL PERMITE A FABRICAÇÃO RÁPIDA E EFICIENTE DE PEÇAS POROSAS UTILIZANDO POLÍMEROS DE BAIXO CUSTO.

Material e Métodos

. OS SUPORTES AVALIADOS FORAM ACRILONITRILO-BUTADIENO-ESTIRENO (ABS) E POLIETILENO TEREFTALATO GLICOL (PET-G). O CULTIVO CELULAR FOI REALIZADO EM MEIO SINTÉTICO, A 30 °C E 200 RPM POR 38 HORAS. A AT FOI DEFINIDA COMO A QUANTIDADE DE ENZIMA QUE PRODUZ UM MICROMOL (1ΜMOL) DE FRUTOSE TRANSFRUTOSILADA POR MINUTO. A CONCENTRAÇÃO DE FRUTOSE TRANSFRUTOSILADA FOI CALCULADA APÓS DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES E GLICOSE PELOS MÉTODOS DNS E GOD-PAP.

Resultados e Discussão

COM RELAÇÃO À INFLUÊNCIA DO MATERIAL DE SUPORTE, O ABS TEVE MAIOR IMOBILIZAÇÃO CELULAR (0,1096 G/G) QUE O PET-G (0,0311 G/G). NO ENTANTO, AS CÉLULAS IMOBILIZADAS EM ABS APRESENTARAM AT DE 178,88 U G-1, INFERIOR À APRESENTADA PELAS CÉLULAS IMOBILIZADAS EM PETG, A QUAL FOI DE 297,53 U G-1. COM RELAÇÃO AO TAMANHO DE PARTÍCULA, AS CÉLULAS DO FUNGO TIVERAM UMA IMOBILIZAÇÃO MAIOR E MAIS UNIFORME EM SUPORTES CÚBICOS DE 10 MM DE ARESTA (ABS) DO QUE EM SUPORTES CÚBICOS DE 7 MM DE ARESTA (PET-G).

Conclusão

EM AMBOS SUPORTES FOI POSSÍVEL VERIFICAR O CRESCIMENTO DE CÉLULAS POR DENTRO E FORA DO SUPORTE. ESSES DADOS SUGEREM QUE AMBOS OS POLÍMEROS UTILIZADOS TÊM POTENCIAL DE APLICAÇÃO COMO MATERIAIS DE SUPORTE PARA O CRESCIMENTO DE CÉLULAS COM ATIVIDADE ENZIMÁTICA APLICÁVEIS NA PRODUÇÃO DE FOS.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Autores

Kauã Marques De Oliveira , Valéria Pereira Da Silva, Kalil Garcia Canuto, Gabriela Eustaquio Lacerda, Maximilian Joachin Hodapp, Rafael Firmani Perna, Warley Gramacho Da Silva, Michelle Da Cunha Abreu Xavier, Sérgio Andres Villalba Morales