Dados do Trabalho


Título

ELABORAÇÃO DE FILME DE AMIDO COM EXTRATO AQUOSO DE FOLHA DE JAMBOLÃO (Syzygium cumini) PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGEM BIOATIVA

Introdução

Desde a segunda metade do século XX, o uso do plástico, principalmente no setor de embalagens alimentícias, segue crescendo em todo mundo, juntamente com os problemas ambientais gerados pelo seu descarte e tratamento inadequados. O uso do plástico é indispensável em diversos segmentos, porém os impactos negativos causados geram um alerta para a necessidade da busca por novos materiais com desempenho e funcionalidade equiparáveis, como, por exemplo, os materiais elaborados a partir de biopolímeros. Logo, objetivou-se elaborar e caracterizar filmes de amido acrescidos de extrato aquoso de folhas de jambolão (Syzygium cumini) (EAFJ) para potencial elaboração de bioembalagens ativas.

Material e Métodos

Desenvolveu-se três formulações de filmes: sem adição de EAFJ (FC); substituição de 7,5% de água por EAFJ (F7,5); substituição de 15% de água por EAFJ (F15). Estes foram caracterizados quanto a umidade, espessura, opacidade, solubilidade, índice de inchaço, permeabilidade ao vapor d’água (PVA), fenólicos totais (FT), potencial antioxidante (PA) e biodegradabilidade em solo (BS).

Resultados e Discussão

Obtiveram-se filmes homogêneos, translúcidos, límpidos e com aspecto brilhante em todas as formulações, observando-se coloração levemente amarelada naqueles com EAFJ. O resultado das análises de umidade, espessura e opacidade não apresentaram diferença significativa entre as formulações, um indicativo que a adição de EAFJ não afeta as estruturas das ligações moleculares. Observou-se uma diminuição no índice de inchaço com o aumento na concentração de EAFJ nas formulações, indicando que a presença deste retarda a absorção de água em curtos períodos. A solubilidade em longos períodos em imersão, não apresentou diferença significativa entre as formulações, tendo média geral de 55%. A PVA apresentou diferença significativa para F15, demonstrando crescente caráter hidrofílico proporcional ao aumento na concentração de EAFJ. Conforme esperado, o aumento na concentração de EAFJ nas formulações teve relação direta com a concentração de compostos bioativos nos filmes, como pode ser observado nas análises de FT e PA. As formulações apresentaram cerca de 60% de biodegradabilidade em solo num período de 15 dias, característica de grande importância, principalmente quando comparado com a biodegradabilidade de polímeros a base de petróleo.

Conclusão

Logo, os filmes apresentaram bom desempenho nos parâmetros analisados e potencial aplicação como bioembalagens ativas.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Beatriz dos Santos Galvão, Felipe Pires Ribeiro, Rafael Silva Naito, Kayu Kazuo Toyonaga, Ivanise Guilherme Branco, Cassia Roberta Malacrida