Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO POR Rhizopus oryzae NA COMPOSIÇÃO PROXIMAL DA Attalea tessmannii (COCÃO)

Introdução

Os biomas brasileiros possuem uma vasta diversidade de espécies, em especial, destaca-se a Floresta Amazônica. A Attalea tessmannii, popularmente conhecido como cocão, é uma palmeira nativa da Amazônia, sendo seu fruto utilizado majoritariamente para extração do óleo de suas amêndoas, restando como resíduo o mesocarpo, endocarpo e casca, correspondendo a 90% do fruto. A aplicação de processos biotecnológicos, como a fermentação em estado sólido por microrganismos GRAS (generally recognized as safe), como o Rhizopus oryzae, possibilita a valoração desse subproduto a partir do aumento da biodisponibilidade de seus nutrientes. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da fermentação em estado sólido por Rhizopus oryzae na composição físico-química da A. tessmannii.

Material e Métodos

A mistura contendo 26% de endocarpo, 48% de mesocarpo e 26% de epicarpo da A. tessmannii foi fermentada a 30°C por 96h em biorreatores contendo 4x10⁶ esporos/g e solução de nutrientes contendo 22,5 (g/L): KH2PO4 (2); MgSO4 (1); NH2CONH2 (1,8), com ajuste de umidade do meio para aproximadamente 50%. A mistura do cocão e a biomassa obtida foram caracterizadas físico-quimicamente em termos de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos por diferença de acordo com os métodos da AOAC (2012).

Resultados e Discussão

Em base seca, a mistura não fermentada e a biomassa fermentada possuem teor de lipídeos de 1,84 ± 0,14% e 4,08 ± 0,06%, cinzas de 2,75 ± 0,01% e 1,72 ± 0,02%, proteína de 4,51 ± 0,01% e 5,72 ± 0,05% e carboidratos de 90,96 ± 0,05% e 88,47 ± 0,02%, respectivamente. Ao final desse estudo, obteve-se um aumento de teor lipídico de 121,74% em comparação a mistura não fermentada. Além disso, em relação as proteínas, obteve-se um acréscimo de 27,96%. Observa-se também uma redução dos carboidratos após a fermentação, uma vez que os carboidratos são a fonte primária de carbono, responsáveis por nutrir os microrganismos presentes na fermentação.

Conclusão

Os resultados obtidos no presente trabalho apontam que a fermentação em estado sólido por Rhizopus oryzae influenciou na composição proximal da Attalea tessmannii, destacando o incremento no teor lipídico e proteico, permitindo a aplicação como ingrediente alimentar enriquecido naturalmente através da fermentação.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Carla Pereira Wenderroschs Gomes, Bruno Marques, Rejane Macedo Martins, Alice Neri Silva Sousa, Débora Pez Jaeschke, Luiz Antônio Almeida Pinto, Tito Roberto Sant’Anna Cadaval, Anelise CHRIST-RIBEIRO