Dados do Trabalho


Título

USO COMBINADO DE LÍQUIDOS IÔNICOS E ULTRASSOM PARA EXTRAÇÃO DE CAROTENOIDES DE CASCA DE MANGA

Introdução

Os Líquidos Iônicos (LIs) associados a técnica de ultrassom podem ser utilizados na obtenção de carotenoides em diferentes matrizes, uma vez que, apresentam vantagens como baixa volatilidade e processos eficientes. O objetivo deste estudo foi avaliar o rendimento de extração de carotenoides da casca da manga cv. Tommy Atkins, utilizando os LIs Cloreto de 1-hexil-3-metilimidazólio ([HMIM][Cl]) e Tetrafluoroborato de 1-butil-3-metilimidazólio ([BMIM][BF4]) como solvente e o etanol como co-solvente associados ao ultrassom, comparado a extração convencional por maceração com acetona.

Material e Métodos

As frutas foram obtidas em um mercado local em Florianópolis/SC. A casca foi seca em estufa com circulação de ar (60 °C, 8 horas), triturada, peneirada (35 mesh) e armazenada (-18 ºC) até a análise. A extração com os LIs foi realizada com razão sólido-líquido de 1:3 (m/v) e razão LI-co-solvente de 2 mol/L em ultrassom de banho (37 kHz, 165 W), a 50 ºC, durante 20 minutos por 3 repetições. Os extratos foram centrifugados (4000 rpm, 10 minutos). Extração manual com acetona foi utilizada como controle. Os extratos foram transferidos para éter de petróleo/éter etílico (1:2, v/v), lavados até a remoção do solvente e secos com N2. Os carotenoides totais foram determinados por espectrofotometria UV-Vis, em 450 nm, utilizando o coeficiente de absortividade do β-caroteno em éter de petróleo (

Resultados e Discussão

O maior rendimento de carotenoides totais foi obtido com o [HMIM][Cl] (74,11 ± 4,92 µg/g), seguido do [BMIM][BF4] (32,28 ± 1,65 µg/g) (p<0,05), e foram inferiores ao obtido na extração exaustiva (185,16 ± 10,61 µg/g) (p<0,05). A diferença no rendimento de carotenoides totais entre os LIs, pode ser atribuída a maior cadeia alquila (C6) do [HMIM][Cl], com maior capacidade de extrair carotenos, e ao ânion cloreto ([Cl]⁻), que é mais polar, e pode facilitar interações com as xantofilas, favorecendo a extração dos carotenoides.

Conclusão

O uso de LIs é promissor, pois contribui para a sustentabilidade no processo de obtenção de carotenoides, devido sua reciclabilidade. No entanto, foi possível constatar que é imprescindível otimizar o rendimento de extração com auxílio de planejamentos experimentais.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gabriela Gomes Minatel, Carlen Bettim Bianchini, Itaciara Larroza Nunes