Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO PROXIMAL DA Attalea tessmannii (COCÃO)

Introdução

A flora brasileira abriga uma grande pluralidade de espécies com diversos potenciais de aplicação. A Amazônia é o bioma com maior biodiversidade do planeta, destacando-se pela ampla variedade de palmeiras, com utilização econômica e alimentar. A Attalea tessmannii, também conhecida como cocão, é uma palmeira nativa da Amazônia. Seu fruto é principalmente utilizado para extração lipídica de suas amêndoas. No processo de extração, o endocarpo, mesocarpo e o epicarpo, que correspondem a cerca de 90% do fruto, permanecem como resíduo. Assim, a determinação da composição proximal permite avaliar as possibilidades de aplicação desse subproduto. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo determinar e comparar a composição proximal do endocarpo, mesocarpo e epicarpo da A. tessmannii.

Material e Métodos

As partes do cocão foram caracterizadas físico-quimicamente, de acordo com a AOAC (2012), em termos de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos por diferença.

Resultados e Discussão

A análise revelou variações significativas na composição proximal das partes do fruto da Attalea tessmannii. O epicarpo apresentou a maior quantidade de cinzas e proteínas (6,59a ± 0,04% e 9,06a ± 0,31%), seguido pelo mesocarpo (1,80b ± 0,07% e 3,01b ± 0,06%) e endocarpo (0,76c ± 0,04% e 2,57b ± 0,19%). Com relação aos lipídios, o mesocarpo (2,88a ± 0,38%) apresenta a maior fração, enquanto o endocarpo (1,12b ± 0,21%) e epicarpo (0,62b ± 0,04%) possuem valores menores. O endocarpo (95,42a ± 0,29%) possuí a maior quantidade de carboidratos, seguido pelo mesocarpo (92,36b ± 0,39%) e pelo epicarpo (83,90c ± 0,22%), podendo ser explorado em processos fermentativos e produção de bioprodutos energéticos.

Conclusão

A partir desse estudo, é possível concluir que a A. tessmannii pode ser estudada para diversas aplicações, desde suplementos nutricionais até a formulação de diversos produtos, visando o aproveitamento sustentável dessa espécie amazônica.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Carla Pereira Wenderroschs Gomes, Bruno Marques, Rejane Macedo Martins, Alice Neri Silva Sousa, Débora Pez Jaeschke, Luiz Antônio Almeida PINTO, Tito Roberto Sant’Anna Cadaval, Anelise CHRIST-RIBEIRO