Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA PASTEURIZAÇÃO NA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO MEL DE CACAU

Introdução

O mel de cacau, é uma bebida produzida a partir da polpa do cacau por decantação natural, prensagem natural ou mecânica do fruto (Theobroma cacao), e tem despertado interesse devido às suas propriedades e potencial uso em diversas aplicações. Cabe ressaltar o seu alto grau de perecibilidade, portanto aplicar técnica de conservação adequada. As análises microbiológicas permitem identificar possíveis contaminantes, e asseguram que a amostra esteja livre de microrganismos patogênicos que possam comprometer a saúde dos consumidores. As análises físico-químicas, por sua vez, fornecem informações sobre a composição nutricional, parâmetros de qualidade, e características sensoriais. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da pasteurização nos parâmetros físico-químicos e microbiológicos do mel de cacau, visando garantir sua qualidade, segurança alimentar.

Material e Métodos

As análises foram conduzidas em amostras obtidas na região Sul da Bahia. Os parâmetros avaliados incluíram sólidos solúveis (°Brix), acidez total titulável (%), açúcares totais (%), teor alcoólico real (%), vitamina C (mg/100g), Salmonella spp. (P/A 25g/mL) e bolores e leveduras (UFC/g).

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos foram submetidos à análise de média ± desvio-padrão. O mel de cacau apresentou 19°Brix para sólidos solúveis, acidez titulável de 1,058%, concentração média de 18,65% de açúcares totais, teor alcoólico <0,58% v/v e 10,18 mg/100g de vitamina C antes da pasteurização, valores estes que não sofreram alterações após a pasteurização. No entanto, as amostras apresentaram uma contagem elevada de bolores e leveduras, com resultado de 5,7 ± 1,6 x 104 UFC/g, excedendo os limites permitidos pela legislação. Foi aplicado um processo de pasteurização lenta, 65°C por 30 minutos. Este tratamento térmico foi fundamental para reduzir significativamente essa carga microbiológica para níveis seguros de consumo, abaixo de 1x10 UFC/g.

Conclusão

A pasteurização contribui para a segurança alimentar e prolongar a vida útil do mel de cacau, sendo importante para atender às regulamentações sanitárias e de segurança. Portanto, este estudo contribui para a compreensão das propriedades intrínsecas do mel de cacau, seu potencial para diferentes aplicações alimentares e fornece dados fundamentais para garantir a qualidade e aceitação deste produto.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Autores

Kamila Alves Santos, Valéria Ruama Trindade Martin, Rita de Cassia de Souza Costa, Aurora Britto de Andrade, Ingrid Lessa Leal, Gabriele de Abreu Barreto, Verônica da Silva Santos, Tatiana Barreto Rocha Nery, Thâmilla Thalline Batista de Oliveira