Dados do Trabalho
Título
TESTE DE ACEITABILIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA DE IOGURTE DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DA AMÊNDOA DE BARU (Dipterix Alata vog.)
Introdução
A amêndoa de baru (Dipteryx alata Vog.) tem sido amplamente estudada devido à sua composição nutricional, rica em proteínas e lipídios, às suas propriedades funcionais, que permitem sua aplicação em diversos produtos alimentícios, e também devido ao seu sabor agradável. O objetivo deste trabalho foi avaliar sensorialmente três formulações de bebida fermentada tipo iogurte utilizando diferentes proporções de extrato hidrossolúvel vegetal de amêndoas de baru (EHB) e açúcar.
Material e Métodos
As formulações F5 (elaborada com 50% de EHB e 6% de açúcar), F6 (elaborada com 50% de EHB e 12% de açúcar) e F9 (elaborada com 75% de EHB e 12% de açúcar) foram selecionadas previamente a partir de análise sensorial descritiva quantitativa (ADQ) realizada em estudo anterior. Os testes de aceitação e intenção de compra das bebidas foram realizados com 50 provadores não treinados, após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (CEP -UFT) (número do parecer 1.942.949).
Resultados e Discussão
De acordo com o teste de aceitação, as três formulações de iogurte são estatisticamente iguais quanto aos atributos cor e aroma. Com relação aos atributos sabor e textura, houve diferença nas médias obtidas nas formulações F5 e F6, sendo que o iogurte elaborado com mais açúcar apresentou maior índice de aceitação. Ao avaliarem a impressão global dos produtos, a formulação F6 foi a que alcançou melhor média, com 7,52±1,28. Todas as formulações apresentaram médias superiores a 5, ponto intermediário da escala que corresponde à resposta “não gostei, nem desgostei”, em todos os atributos avaliados, o que indica que todos os iogurtes selecionados foram bem aceitos pelos provadores. As três formulações apresentaram Índice de aceitabilidade igual ou maior a 70%. Quando avaliada a intenção de compra foi possível observar que as melhores notas, fixadas nos pontos 6 e 7 e correspondentes às respostas “Compraria frequentemente” e “Compraria muito frequentemente”, foram atribuídas ao ensaio F6. Com base nesses resultados, pode-se concluir que o iogurte elaborado com 50% de EHB e 12% de açúcar ( formulação F6) teve a melhor aceitação e por isso será utilizado em experimentos futuros
Área
Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor
Instituições
Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil
Autores
Carla Francisca de Sousa Vieira, Abraham Damian Giraldo Zuniga