Dados do Trabalho


Título

Fermentação colônica in vitro de flavanonas de citrus – Efeito dos compostos bioativos do suco de laranja em diferentes perfis de microbiota intestinal

Introdução

O papel da microbiota intestinal na metabolização dos polifenóis vem sendo amplamente estudo, assim como a capacidade desta classe de compostos bioativos atuar favorecendo a proliferação de bactérias benéficas e dificultando o desenvolvimento de bactérias patogênicas. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi aprofundar o conhecimento das interações flavanona-microbiota a partir da realização de ensaios de fermentação in vitro.

Material e Métodos

Fermentações colônicas, com fezes de dois grupos de voluntários (n=3 voluntários/grupo), foram realizadas contemplando um controle de fermentação e três grupos experimentais, sendo um com fermentação exclusiva de um extrato de suco de laranja e dois com este extrato adicionado de hesperidina e narirutina, para simular o consumo de um suco enriquecido. Diferenças foram determinadas por testes parâmetros ou não paramétricos pareados. Tal extrato foi previamente preparado para que sua composição se assimilasse à do suco de laranja ao atingir ao colón humano.

Resultados e Discussão

Valores de pH e pressão mensurados ao longo das fermentações mostraram que os grupos experimentais fermentaram os substratos e as alterações observadas foram associadas com a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e de outros produtos de fermentação. Os grupos experimentais apresentaram curvas de pH e pressão distintas somente durante a fermentação com um dos perfis de microbiota e, neste caso, a produção dos AGCC foi significativamente (p<0,05) aumentada. O sequenciamento 16S dos inóculos coletados ao longo das fermentações possibilitou uma visão global dos microbiomas (112 gêneros) e, principalmente, das alterações nas abundâncias de bactérias metabolizadoras de polifenóis (12) e/ou produtoras de AGCC (28). A abundância relativa das bactérias metabolizadoras de polifenóis foi menor em um dos perfis, mas em ambos os ensaios houve um aumento significativo nas primeiras horas de fermentação, principalmente de Bacteroides e Bifidobacterium, seguida de uma posterior redução. No caso das bactérias produtoras de AGCC, um aumento significativo de [Ruminococcus] foi observado nos três grupos experimentais.

Conclusão

Estes resultados aprofundam o entendimento da capacidade de metabolização colônica e da preferência de bactérias específicas da microbiota por uma das flavanonas majoritárias do suco de laranja, além de poder colaborar na identificação de grupos da população que melhor se beneficiam do consumo do suco.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Eric de Castro Tobaruela, Iago Martins Felipe, Beatriz Marinho de Almeida, Isabella de Araújo Esteves Duarte, Amanda Sodré Mota, Pedro Augusto Vanzele, Carla R Taddei, Neuza Mariko Aymoto Hassimotto, Franco Maria Lajolo