Dados do Trabalho
Título
ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DE BEBIDA COMPOSTA DE CIRIGUELA (Spondias Purpurea) E SORO DE LEITE
Introdução
As indústrias alimentícias estão investindo em inovações para atender as expectativas do consumidor, promovendo o aproveitamento de co-produtos. Desta forma, esse estudo visou analisar a influência das concentrações de polpa de ciriguela e soro de leite nos parâmetros físico-químicos, atividade antioxidante e teor de vitamina C das bebidas compostas desenvolvidas com o intuito de realizar a utilização do soro proveniente da produção de queijos e da fruta regional.
Material e Métodos
Foram elaboradas três amostras (A: 60% polpa ciriguela e 40% soro leite; B: 40% ciriguela e 60% soro leite e C: 100% ciriguela - controle). As análises físico-químicas realizadas foram pH, acidez titulável, umidade, proteínas, sólidos solúveis totais (SST) e viscosidade. A atividade antioxidante (método de redução do ferro - FRAP) e o teor de vitamina C também foram avaliados nas bebidas prontas. As análises foram efetuadas em triplicata, calculando-se média e desvio padrão dos resultados. As médias foram comparadas entre si pelo teste de Tukey.
Resultados e Discussão
Os resultados de pH e acidez mostraram diferenças significativas entre todas as amostras, variando respectivamente de 4,25 a 3,46 e de 0,09 a 0,60% (p<0,05). Amostras com maior quantidade de polpa de ciriguela apresentaram maior acidez. A maior concentração de soro de leite contribuiu (p<0,05) no conteúdo de proteínas da amostra B (0,52%) e não diferiu (p>0,05) na sua umidade (83,63±0,38) em relação à amostra C (83,27±0,31). A adição da polpa de ciriguela na bebida composta impactou de forma diretamente proporcional (p<0,05) nos parâmetros de viscosidade (31,66 mPa.s), atividade antioxidante (144,41 uM FeSo4/g) e no teor de vitamina C (8,35%). A amostra A com maior teor de polpa apresentou os melhores resultados destes parâmetros para a bebida composta. A viscosidade está relacionada ao percentual de SST, que também foi maior na amostra A (13,00%), devido ao teor de fibras da fruta, em relação à amostra B.
Conclusão
Conclui-se que a combinação de polpa de ciriguela com soro de leite influencia positivamente na produção da bebida composta desenvolvida, possuindo potencial de mercado, com ingredientes que valorizam a fruta tropical nordestina e o aproveitamento de co-produto.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil
Autores
João Victor Martins Alves, Daniel Nascimento da Silva, Victor Manuel Sousa Barreto, Gizele Almada Cruz, Francisca Lívia de Oliveira Machado, Dilson Cristino da Costa Reis, Juliane Doering Gasparin Carvalho