Dados do Trabalho


Título

QR CODES: UMA PERSPECTIVA SOBRE A COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR EM EMBALAGENS DE ALIMENTOS

Introdução

Além da sua função de conter, proteger, auxiliar na logística e distribuição a embalagem tem um papel essencial de atrair o consumidor no momento da compra de um novo produto. O desenvolvimento tecnológico foi capaz de trazer inovações para as embalagens, como exemplo o QR CODE, que possui função de comunicação entre o consumidor e a marca sobre as características do produto. Diante do contexto o presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das informações disponibilizadas pelo QR CODE em embalagens de alimentos e analisar se essas informações são pertinentes e desejadas pelos consumidores.

Material e Métodos

Realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, dividida em duas etapas: pesquisa de análise do produto em supermercado local e pesquisa online do tipo formulário. Foi feita uma pesquisa com levantamento de 35 produtos sortidos de embalagens alimentícias que continham QR CODE no comércio de Sete Lagoas. Após, foi disponibilizado em redes sociais um questionário do tipo FORMS em que 106 participantes deveriam apontar seus respectivos conhecimentos e expectativas do consumidor frente ao QR CODE.

Resultados e Discussão

A porcentagem majoritária de encaminhamento dos links dos QR CODE é direcionada aos sites das marcas e plataformas externas de mídias, ambas representam 74% dos direcionamentos dos rótulos dos produtos. A faixa entre 19 e 26 anos foi a mais expressiva, com 38,6% do total, enquanto as faixas de 35 a 42 e 27 a 34 anos computaram 19,8% e 13,9% das respostas, respectivamente. É perceptível que a geração Z corresponde à parcela mais expressiva dos dados. A porcentagem de participação de mulheres (72,6%) é maior do que homens (27,4%). As taxas brutas de respostas são maiores para pessoas que possuem educação superior correspondendo a 42,5%, o que se acreditam que estas se sentem mais confiantes ao responder formulários online. Os participantes ao serem questionados sobre o que esperam e desejam encontrar no QR CODE das embalagens alimentícias, as palavras mais citadas foram informações sobre o produto, informações nutricionais, rastreabilidade e fabricação.

Conclusão

Os dados obtidos de acordo com a amostragem do trabalho permitiram traçar o perfil de consumidores do gênero feminino, de 19 a 26 anos com ensino superior completo.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

Eduardo Costa, Mariana Borges, Aline Cristina Arruda, Washington Azevêdo da Silva