Dados do Trabalho


Título

EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DO LIMONENO FRENTE À BACTÉRIAS DE IMPORTANCIA ALIMENTAR

Introdução

A crescente preocupação com a segurança alimentar tem incentivado a busca por alternativas naturais para o controle de patógenos. Nesse sentido, o limoneno, composto bioativo presente em óleos essenciais cítricos, apresenta propriedades antimicrobianas promissoras. Contudo, o limoneno apresenta baixa solubilidade em água, o que dificulta sua utilização. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia antimicrobiana do limoneno contra linhagens de bactérias de importância alimentar, utilizando as técnicas de disco-difusão e microdiluição em caldo, visando determinar a concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração bactericida mínima (CBM).

Material e Métodos

Foram utilizadas cepas padrão (ATCC) de Escherichia coli, Salmonella enterica e Staphylococcus aureus. O limoneno foi solubilizado em DMSO 5% e, em seguida, foram formuladas emulsões grosseiras com 0,5% de Tween e Span 80 para proceder o teste CIM. Dessa forma, as concentrações finais de surfactantes e óleo após o início da microdiluição foram, respectivamente, 0,005% e 5%.

Resultados e Discussão

O limoneno apresentou halos de inibição variando de 24 mm a 30 mm na técnica de disco-difusão, sendo Staphylococcus aureus a bactéria mais sensível. A CIM variou entre 0,625% e 1,25% para as diferentes cepas, com Escherichia coli apresentando maior sensibilidade. A CBM variou entre 0,625% e 2,5%, destacando-se novamente a bactéria Escherichia coli.

Conclusão

Os resultados sugerem que a emulsificação do limoneno melhorou a atividade antimicrobiana podendo ser futuramente explorados na formulação de novos conservantes naturais.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

RICARDO SILVA ARAUJO , MARCIA NITSHCKE