Dados do Trabalho


Título

USO DE SOLVENTES EUTÉTICOS NATURAIS PROFUNDOS HIDROFILICOS E HIDROFOBICOS PARA EXTRACAO DE COMPOSTOS FENOLICOS DE LUPULO

Introdução

A química verde busca reduzir o uso de solventes orgânicos tradicionais devido à sua toxicidade e impacto ambiental. Os solventes eutéticos naturais profundos (NADES) surgem como alternativa para extrair compostos fenólicos do lúpulo. Este estudo caracterizou seis tipos de NADES (três hidrofílicos e três hidrofóbicos) em relação a densidade, polaridade e pH, comparando sua eficiência de extração com etanol:água (60% v/v). O objetivo é promover práticas sustentáveis na indústria alimentícia, explorando métodos mais seguros e ambientalmente responsáveis para a obtenção de compostos valiosos.

Material e Métodos

Os NADES foram preparados com cloreto de colina, ureia, glicerol, ácido cítrico, mentol, ácido láurico, fenchona, beta-citronelol, ácido dodecanóico, ácido nonanóico e etanol, na proporção molar 1:1 a 75°C por 1 hora conforme Bertolo et al. (2023). A densidade foi medida com pipetas volumétricas e balança analítica. A polaridade foi avaliada por solvatocromismo com Nile Red (0,5 mg mL-1) no espectrofotômetrod, e a acidez com fitas de pH. A extração de compostos fenólicos do lúpulo (250 mg) foi realizada com 5 mL de NADES em banho ultrassônico (40 minutos, 40°C), analisado pelo método Folin-Ciocalteu adaptado para microplaca de 96 poços por Fu et al. (2021).

Resultados e Discussão

Os NADES hidrofílicos variam em densidade entre 1,220 e 1,548 g/cm³, os hidrofóbicos entre 0,969 e 1,049 g/cm³; o controle etanol:água possui densidade de 0,0987 g/cm³. O pH dos NADES hidrofílicos varia de 0 a 7, enquanto para os hidrofóbicos é 4. A ENR oscila entre 49,42 e 49,70 para os hidrofílicos e entre 52,99 e 54,02 para os hidrofóbicos, sendo 49,87 para o etanol:água. Os NADES que mais extraem compostos fenólicos são Cloreto de Colina
(13,37 mg EAG g-1), mentol:ácido dodecanoico (10,78 mg EAG g-1) e etanol:água (18,84 mg EAG g-1).

Conclusão

O estudo demostrou a possibilidade do uso de NADES na extração de compostos fenólicos em lúpulo. O NADES hidrofílico Cloreto de colina:ureia apresenta os maiores valores de compostos fenólicos totais seguido do NADES hidrofóbico mentol: ácido dodecanoico. Sugere-se a continuidade deste estudo para avaliar por cromatografia liquida de alta eficiência quais classes de fenólicos foram extraídos com cada NADES em comparação com o controle etanol:água.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Guilherme Ribeiro Nascimento, Beatriz Regina Albiero, Stanislau Bogusz Junior