Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇÃO SOBRE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS EM PREPARAÇÕES CULINÁRIAS

Introdução

No Brasil mais de 12 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano. As perdas ocorrem em todas as fases da produção, sendo que aproximadamente 46% do desperdício de alimentos vem das preparações culinárias. Uma opção para reduzir este desperdício é o aproveitamento integral dos alimentos nas residências, porém existe um preconceito e uma falta de conhecimento do valor nutricional do uso de cascas, talos, folhas e sementes. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social a aproveitar integralmente os alimentos, visando promover uma alimentação diversificada com mais nutrientes e sustentável.

Material e Métodos

O trabalho foi realizado no Colégio Politécnico da UFSM através de oficinas práticas. Inicialmente foi abordado nas oficinas a questão do desperdício e o uso integral dos alimentos, na sequência foi trabalhado a parte de boas práticas de manipulação de alimentos e após foi realizado preparações culinárias, doces e salgadas utilizando diferentes partes dos alimentos e análise do custo de produção, totalizando 50 receitas.

Resultados e Discussão

Foram 50 horas de oficinas, onde 9 pessoas concluíram a carga horária total oferecida. Nas aulas práticas foi possível perceber que todos participavam ativamente e se sentiam motivados a realizar as preparações culinárias. Quando questionados ao final das oficinas se alguém já havia feito alguma receita que aprendeu no curso, a maioria, 88,88% responderam que já haviam feito alguma receita, destes 44,44% realizaram em suas casas, 22,22% realizaram no trabalho e 22,22% realizaram em casa e no trabalho. Todos os participantes consideraram que a didática de abordagem do curso foi adequada e o aproveitamento do curso foi classificado como muito bom.

Conclusão

Assim, pode-se concluir que capacitação contribuiu para a conscientização do uso integral dos alimentos como forma de evitar o desperdício e, além disso, o curso incentivou os participantes a usarem as habilidades adquiridas em seus trabalhos ou para criar seus próprios negócios com um impacto social positivo nas suas comunidades.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Autores

Andréia Cirolini, Karem Rodrigues Vieira