Dados do Trabalho


Título

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR ULTRASSOM DE COMPOSTOS BIOATIVOS DAS FOLHAS DE Moringa oleifera E SUA CARACTERIZAÇÃO POR CROMATOGRAFIA GASOSA-ESPECTROMETRIA DE MASSA

Introdução

A pesquisa destacou a Moringa oleifera Lam., uma planta reconhecida por suas propriedades biológicas e benefícios à saúde, que são atribuídos aos compostos bioativos presentes em todas as suas partes, desde as raízes até os frutos. O foco do estudo foi aprimorar o processo de extração desses compostos das folhas da planta, utilizando a técnica de extração assistida por ultrassom.

Material e Métodos

Para otimizar este processo, três variáveis operacionais foram analisadas: a concentração de etanol (X1), a temperatura (X2) e a amplitude de ultrassom (X3). A metodologia de superfície de resposta (RSM) foi empregada para determinar as condições ideais que maximizam a eficiência da extração. Os resultados indicaram que a melhor combinação para a extração é uma concentração de etanol de 75% (v/v), temperatura de 54,0 °C e amplitude de 78%.

Resultados e Discussão

Os rendimentos obtidos nas extrações por ultrassom variaram na faixa de 21,33 a 29,88% a 50 °C de temperatura, utilizando 50% de etanol (v/v) e 54% de amplitude para tempo de extrações de 1-30 min. Em comparação com o método de extração assistida por agitação (SAE), considerado neste estudo como método de extração convencional, apresentou valores de rendimento variando de 21,79 a 27,74%. No entanto, o intervalo de tempo de extração foi maior (10-1440 min) do que na EAU. Isso demonstra que EAU é um método mais eficaz para a obtenção de extratos de FMO, exigindo tempo de extração consideravelmente menor e permitindo melhores resultados.

Conclusão

Sob estas condições, observou-se aumento significativo na recuperação de compostos bioativos, bem como na atividade antioxidante e nos níveis de compostos fenólicos e flavonoides. Os dados experimentais coletados sob as condições otimizadas confirmaram a precisão das previsões da RSM, com os resultados reais dentro do intervalo de confiança estabelecido. Este estudo demonstra que a extração por ultrassom é uma técnica eficaz e rápida para a obtenção de compostos bioativos da Moringa oleifera, potencializando seu uso em aplicações que promovem a saúde.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

Divair CHRIST, Taise Raquel BECHLIN, Suian José GRANELLA, Jerry Adriani JOHANN, Adilson Ricken SCHUELTER, Silvia Renata Machado COELHO