Dados do Trabalho


Título

COMPOSIÇÃO DE CAROTENOIDES DE MANGARITO (XANTHOSOMA RIEDELIANUM).

Introdução

O mangarito (Xanthossoma riedelianum) é uma hortaliça não convencional, pertencente ao gênero Xanthosoma da família areaceae. É uma planta de porte médio que apresenta uma touceira subterrânea com diversos rizomas, sendo divididos em cormos, rizomas centrais (maiores) e cormelos, rizomas laterais (menores). O objetivo deste estudo foi identificar e quantificar os carotenoides presentes nos rizomas centrais e laterais de um acesso de mangarito.

Material e Métodos

As amostras de mangarito, foram separadas em rizomas centrais e laterais, depois higienizadas, picadas e liofilizadas para posterior análise. Os carotenoides totais foram quantificados por absorbância máxima em espectro UV-Vis e sua correspondente absortividade com base na lei de Beer-Lambert. O perfil de carotenoides foi obtido por separação em HPLC-DAD em coluna C30, sendo a fase móvel um gradiente linear de metanol e MTBE.

Resultados e Discussão

Os rizomas apresentaram uma média de carotenoides totais correspondente a 85,2 μg/g nos rizomas centrais e 11,14 μg/g nos laterais. Os carotenoides majoritários identificados nos rizomas centrais e seu percentual médio foram All-trans-β-caroteno (35%), All-trans-α-caroteno (31%), 9-cis-β-caroteno (9%), 13-cis-β-caroteno (8,2%) e 9-cis-α-caroteno (5,3%). Nos rizomas laterais foram identificados All-trans-β-caroteno (43%), All-trans-α-caroteno (18%), 9-cis-β-caroteno (10,4%), 13-cis-β-caroteno (9,3%) e luteína (6%). Além dos citados, em ambas as amostras foram encontrados outros carotenoides em quantidades mais baixas. A diferença dos teores de carotenoides totais deve-se principalmente ao estágio de maturação e estrutura física dos tubérculos.

Conclusão

Este estudo demonstra que o mangarito é uma alternativa nutricional promissora para aumentar a ingestão de nutrientes essenciais através da dieta. Os rizomas centrais, em particular, destacam-se como uma potencial fonte para a obtenção de carotenoides, caso incluídos na alimentação. Com um perfil diversificado e uma predominância de All-trans-β-caroteno, que atua como pró-vitamina A, a inclusão desse alimento na dieta pode contribuir na prevenção de complicações associadas à deficiência dessa vitamina, como por exemplo, problemas oculares e de desenvolvimento infantil. Dessa forma, o mangarito se revela como uma excelente alternativa alimentar para o enriquecimento nutricional e a promoção da saúde pública.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Autores

Ana Paula Norberto Sudré, Carolina Natalie Fontes Arôxa , Nuno Rodrigo Madeira , Lilian Regina Barros Mariutti